segunda-feira, 16 de julho de 2012

Suzlon e Aeris iniciam produção de pás eólicas no Nordeste
Objetivo da primeira linha é fabricar mais de 20 pás por mês nesta primeira fase


A Suzlon Energia Eólica do Brasil e a Aeris iniciaram, em julho, a produção serial de pás para os aerogeradores modelo Suzlon S95, na nova planta industrial da Aeris, localizada no Complexo Industrial do Pecém. Com 46 metros de comprimento e oito toneladas de peso, o objetivo da primeira linha é fabricar mais de 20 pás por mês na primeira fase.

Fruto de investimento de mais de R$ 50 milhões em instalações industriais de ponta e que incluem a aplicação de tecnologia aeronáutica, a Aeris pretende ultrapassar a marca de 800 MW de produção anual em 2013. Nesse empreendimento, a Suzlon investiu cerca de R$ 10 milhões em moldes, maquinário auxiliar e suporte técnico de forma a permitir o bem sucedido início das operações.

Para Bruno Vilela, Diretor Executivo da Aeris, o início da produção seriada é um grande marco. "Com muito esforço e comprometimento de todos, a Aeris começa a operar no Brasil com a mais avançada tecnologia de produção disponível no mundo e estamos muito felizes com o apoio que recebemos da Suzlon, nossa primeira cliente, para chegarmos a este ponto. Nossos esforços se concentram agora na otimização do fluxo produtivo e contínuo desenvolvimento da cadeia de suprimentos no Brasil".

Arthur Lavieri, diretor-presidente da Suzlon, comenta: "Congratulamos todas as equipes da Aeris e da Suzlon que trabalharam tão duramente, nos últimos nove meses, para chegarmos a este grande dia. Dois moldes de mais de 50 m de comprimento e inúmeros dispositivos auxiliares foram instalados e comissionados na planta da Aeris em tempo recorde. A S95 é a nossa turbina mais moderna para ventos de velocidade média e a sua nacionalização com um parceiro brasileiro e da capacidade técnica da Aeris é um grande passo estratégico para a Suzlon no Brasil. Temos já dois grandes contratos em andamento que contam com torres, painéis, componentes elétricos e pás - todos brasileiros - e esperamos aumentar ainda mais este volume de negócios nos próximos meses".

Sobre as empresas
A Aeris é uma empresa brasileira fundada em 2010 e cujas operações foram iniciadas em 2012. O negócio do empreendimento é desenvolver, fabricar, testar e reparar pás para aerogeradores. A primeira fábrica se localiza no Complexo Industrial do Pecém e terminará 2012 com aproximadamente 400 empregados diretos.

Desde que iniciou suas operações em 2006, a Suzlon Energia Eólica do Brasil estabeleceu-se como um dos principais fornecedores de aerogeradores do país, com 38% da capacidade instalada no mercado brasileiro, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL. A empresa opera atualmente 11 parques eólicos, equivalendo a 388 MW instalados. A sede da companhia está localizada no Ceará, com escritório em São Paulo.

Redação Economia Nordeste
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...