Após uma hora e meia de interrupção por causa do mau tempo, espanhol quebra jejum da Ferrari, que já durava 31 corridas. Massa larga em quinto

Ao lado do bicampeão mundial na primeira fila deste domingo estará Mark Webber, da RBR, e logo atrás virão a Mercedes de Michael Schumacher, em terceiro, e a RBR de Sebastian Vettel, em quarto. Companheiro de Alonso, o brasileiro Felipe Massa chegou a disputar a pole no início do Q3, mas acabou ficando com o quinto lugar no grid - ainda assim, sua melhor posição nesta temporada. Bruno Senna, eliminado no Q2, vai largar com sua Williams em 14º.
Foi a 21ª pole position da carreira de Alonso e a primeira da Ferrari desde o GP de Cingapura na temporada 2010. O espanhol lidera o campeonato com 111 pontos e até agora é o único piloto que conseguiu vencer duas vezes no ano. No domingo, ele tentará a terceira vitória para ampliar a vantagem. A transmissão do GP da Inglaterra começa às 8h40m, ao vivo na TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.

Button dá azar e fica fora
Vettel passeou na primeira parte do treino e avançou com o melhor tempo (1m46s279), seguido por Nico Hulkenberg (1m46s334) e Pastor Maldonado (1m46s449). Os brasileiros passaram sem sustos. Bruno cravou 1m47s105, nona melhor marca, e Massa foi o 13º com 1m47s401. Quem se deu mal foi Jenson Button, que tentava fazer sua volta rápida no último minuto do Q1 e levou uma rasteira do azar. A Marussia de Timo Glock rodou e ficou atravessada na reta. Com a bandeira amarela, Button foi obrigado a tirar o pé do acelerador e, prejudicado, ficou fora do Q2, com o tempo de 1m48s044 (veja no vídeo). Dentro de casa, o inglês vai largar na 18ª colocação, seguido por Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Timo Glock, Pedro De la Rosa, Narain Karthikeyan e Charles Pic.


Chuva aperta e interrompe o treino
No início do Q2, a chuva passou a castigar o circuito de Silverstone. Todo mundo foi para a pista com pneus extremos, menos a Ferrari, que errou o cálculo e foi obrigada a fazer a troca em seguida. Os tempos pularam para a casa de dois minutos, e os carros tinham dificuldade para evitar os escorregões – Michael Schumacher rodou duas vezes, Alonso e Massa também escaparam.
A 6m19s do fim do Q2, a bandeira vermelha interrompeu o treino por falta de condições na pista encharcada. Naquele momento, Perez tinha o melhor tempo com 1m59s092, e estavam fora da superpole nomes como Alonso, Maldonado, Schumi, Massa e Bruno.
O tempo foi abrindo timidamente e, na falta do que fazer, os funcionários das equipes apelaram para o bom humor. Chegaram a fazer ola nos boxes, às gargalhadas, e o gesto foi respondido pela torcida na arquibancada. Após uma hora de paralisação, a chuva voltou a apertar. E a torcida passou a gritar os nomes de pilotos e diretores de equipe, que entravam na brincadeira e acenavam dos boxes.
Às 11h07m (de Brasília), após uma hora e meia de paralisação, a pista foi liberada para o reinício do Q2. Àquela altura, um mormaço já substituía a chuva, mas o desafio dos pilotos era melhorar os tempos na pista ainda molhada.
Com os 17 carros em ação e as condições bem melhores do que na hora da interrupção, os tempos caíram em mais de um segundo, e a disputa por vaga no Q3 ficou imprevisível. O melhor tempo foi passando de mão em mão: Grosjean, Schumacher, Webber e finalmente Hamilton, que estava fora da zona de classificação, mas cravou sua volta rápida e pulou para o topo já com o cronômetro zerado.
O azar de Button no Q1 quase se repetiu com Alonso. Precisando de uma volta rápida para avançar à superpole, o espanhol teve de tirar o pé por causa de uma bandeira amarela após rodada de Grosjean. Mas conseguiu acelerar o suficiente para fazer 1m56s921 e passar em nono. Vettel veio logo atrás, raspando em décimo. A dupla foi ao Q3 na companhia de Hamilton, Hulkenberg, Schumi, Webber, Grosjean, Massa, Raikkonen e Maldonado. Bruno Senna, também prejudicado pela bandeira amarela, não conseguiu avançar e ficou com o 15º tempo, mas vai largar em 14º por causa de uma punição dada a Kamui Kobayashi, que perde cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
A decepção ficou por conta de Nico Rosberg, que viu a vaga escapar, e Sergio Perez, que era o líder antes da paralisação e caiu para a última posição do Q2, em 17º.

Espanhol brilha e crava a pole
Massa logo cravou o melhor tempo no início do Q3, com 1m55s617, mas a alegria durou pouco. A pista foi melhorando, e o brasileiro foi superado por Schumacher e Alonso ainda no início do Q3. Na segunda volta, Felipe ainda retornou ao topo, com 1m53s549, mas em seguida Alonso colocou mais de um segundo de vantagem para assumir a ponta do treino. Ainda perdeu a posição para Webber, mas recuperou com o cronômetro zerado: 1m51s746, tempo que quebra o jejum de 31 provas sem pole para a Ferrari.
A chuva voltou a cair forte ao fim do treino, e Webber garantiu a segunda posição na largada. Schumacher será o terceiro do grid, ao lado de Vettel. Massa ficou com a quinta posição na largada, seguido por Raikkonen, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Grosjean. Uma troca ilegal no câmbio, no entanto, fez Hulkenberg perder cinco posições, caindo de nono para 14º.
Confira o grid de largada do GP da Inglaterra:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m51s746
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m51s793 + 0s047
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m52s020 + 0s274
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m52s199 + 0s453
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s065 + 1s319
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m53s290 + 1s544
7 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m53s539 + 1s793
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m53s543 + 1s797
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – sem tempo
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m51s793 + 0s047
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m52s020 + 0s274
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m52s199 + 0s453
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s065 + 1s319
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m53s290 + 1s544
7 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m53s539 + 1s793
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m53s543 + 1s797
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – sem tempo
Eliminados no Q2
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m57s009 + 2s112
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m57s108 + 2s211
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m57s132 + 2s235
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s382 + 2s636 *
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m57s426 + 2s529
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m57s071 + 2s174 *
16 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m57s895 + 2s998
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m57s009 + 2s112
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m57s108 + 2s211
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m57s132 + 2s235
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s382 + 2s636 *
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m57s426 + 2s529
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m57s071 + 2s174 *
16 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m57s895 + 2s998
Eliminados no Q1
17 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m48s044 + 1s765
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m49s027 + 2s748
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m49s477 + 3s198
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s618 + 5s339
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m52s742 + 6s463
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m53s040 + 6s761
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m54s143 + 7s864
24 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m57s719 + 2s822 *
17 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m48s044 + 1s765
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m49s027 + 2s748
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m49s477 + 3s198
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s618 + 5s339
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m52s742 + 6s463
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m53s040 + 6s761
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m54s143 + 7s864
24 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m57s719 + 2s822 *
* Hulkenberg avançou ao Q3 e fez o nono melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições devido a uma mudança ilegal no câmbio.
* Kobayashi foi o 12º, mas recebeu punição de perda de cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Vergne foi o 16º, mas recebeu punição de perda de dez posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Kobayashi foi o 12º, mas recebeu punição de perda de cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Vergne foi o 16º, mas recebeu punição de perda de dez posições por causa de um acidente no GP da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário