Após uma hora e meia de interrupção por causa do mau tempo, espanhol quebra jejum da Ferrari, que já durava 31 corridas. Massa larga em quinto
Nos alto-falantes da RBR, o pop de Rihanna animava os mecânicos. Funcionários de outras equipes promoviam olas inusitadas nos boxes e faziam a alegria da torcida que lotava as arquibancadas. Pilotos acenavam para os fãs, e até o sisudo Ross Brawn, chefão da Mercedes, entrou na onda do bom humor. Com uma interrupção de uma hora e meia por causa do mau tempo, foi esse o clima no treino classificatório para o GP da Inglaterra. A chuva forte que castigou Silverstone neste sábado suspendeu as atividades no meio do Q2 e deixou todos em compasso de espera. Na volta, o tempo abriu para Fernando Alonso. Líder do campeonato, o espanhol da Ferrari cravou 1m51s746 e quebrou um jejum de 31 provas sem pole position para a Ferrari.
Ao lado do bicampeão mundial na primeira fila deste domingo estará Mark Webber, da RBR, e logo atrás virão a Mercedes de Michael Schumacher, em terceiro, e a RBR de Sebastian Vettel, em quarto. Companheiro de Alonso, o brasileiro Felipe Massa chegou a disputar a pole no início do Q3, mas acabou ficando com o quinto lugar no grid - ainda assim, sua melhor posição nesta temporada. Bruno Senna, eliminado no Q2, vai largar com sua Williams em 14º.
Foi a 21ª pole position da carreira de Alonso e a primeira da Ferrari desde o GP de Cingapura na temporada 2010. O espanhol lidera o campeonato com 111 pontos e até agora é o único piloto que conseguiu vencer duas vezes no ano. No domingo, ele tentará a terceira vitória para ampliar a vantagem. A transmissão do GP da Inglaterra começa às 8h40m, ao vivo na TV Globo. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real.
Button dá azar e fica fora
Vettel passeou na primeira parte do treino e avançou com o melhor tempo (1m46s279), seguido por Nico Hulkenberg (1m46s334) e Pastor Maldonado (1m46s449). Os brasileiros passaram sem sustos. Bruno cravou 1m47s105, nona melhor marca, e Massa foi o 13º com 1m47s401. Quem se deu mal foi Jenson Button, que tentava fazer sua volta rápida no último minuto do Q1 e levou uma rasteira do azar. A Marussia de Timo Glock rodou e ficou atravessada na reta. Com a bandeira amarela, Button foi obrigado a tirar o pé do acelerador e, prejudicado, ficou fora do Q2, com o tempo de 1m48s044 (veja no vídeo). Dentro de casa, o inglês vai largar na 18ª colocação, seguido por Vitaly Petrov, Heikki Kovalainen, Timo Glock, Pedro De la Rosa, Narain Karthikeyan e Charles Pic.
Chuva aperta e interrompe o treino
No início do Q2, a chuva passou a castigar o circuito de Silverstone. Todo mundo foi para a pista com pneus extremos, menos a Ferrari, que errou o cálculo e foi obrigada a fazer a troca em seguida. Os tempos pularam para a casa de dois minutos, e os carros tinham dificuldade para evitar os escorregões – Michael Schumacher rodou duas vezes, Alonso e Massa também escaparam.
A 6m19s do fim do Q2, a bandeira vermelha interrompeu o treino por falta de condições na pista encharcada. Naquele momento, Perez tinha o melhor tempo com 1m59s092, e estavam fora da superpole nomes como Alonso, Maldonado, Schumi, Massa e Bruno.
O tempo foi abrindo timidamente e, na falta do que fazer, os funcionários das equipes apelaram para o bom humor. Chegaram a fazer ola nos boxes, às gargalhadas, e o gesto foi respondido pela torcida na arquibancada. Após uma hora de paralisação, a chuva voltou a apertar. E a torcida passou a gritar os nomes de pilotos e diretores de equipe, que entravam na brincadeira e acenavam dos boxes.
Às 11h07m (de Brasília), após uma hora e meia de paralisação, a pista foi liberada para o reinício do Q2. Àquela altura, um mormaço já substituía a chuva, mas o desafio dos pilotos era melhorar os tempos na pista ainda molhada.
Com os 17 carros em ação e as condições bem melhores do que na hora da interrupção, os tempos caíram em mais de um segundo, e a disputa por vaga no Q3 ficou imprevisível. O melhor tempo foi passando de mão em mão: Grosjean, Schumacher, Webber e finalmente Hamilton, que estava fora da zona de classificação, mas cravou sua volta rápida e pulou para o topo já com o cronômetro zerado.
O azar de Button no Q1 quase se repetiu com Alonso. Precisando de uma volta rápida para avançar à superpole, o espanhol teve de tirar o pé por causa de uma bandeira amarela após rodada de Grosjean. Mas conseguiu acelerar o suficiente para fazer 1m56s921 e passar em nono. Vettel veio logo atrás, raspando em décimo. A dupla foi ao Q3 na companhia de Hamilton, Hulkenberg, Schumi, Webber, Grosjean, Massa, Raikkonen e Maldonado. Bruno Senna, também prejudicado pela bandeira amarela, não conseguiu avançar e ficou com o 15º tempo, mas vai largar em 14º por causa de uma punição dada a Kamui Kobayashi, que perde cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
A decepção ficou por conta de Nico Rosberg, que viu a vaga escapar, e Sergio Perez, que era o líder antes da paralisação e caiu para a última posição do Q2, em 17º.
Espanhol brilha e crava a pole
Massa logo cravou o melhor tempo no início do Q3, com 1m55s617, mas a alegria durou pouco. A pista foi melhorando, e o brasileiro foi superado por Schumacher e Alonso ainda no início do Q3. Na segunda volta, Felipe ainda retornou ao topo, com 1m53s549, mas em seguida Alonso colocou mais de um segundo de vantagem para assumir a ponta do treino. Ainda perdeu a posição para Webber, mas recuperou com o cronômetro zerado: 1m51s746, tempo que quebra o jejum de 31 provas sem pole para a Ferrari.
A chuva voltou a cair forte ao fim do treino, e Webber garantiu a segunda posição na largada. Schumacher será o terceiro do grid, ao lado de Vettel. Massa ficou com a quinta posição na largada, seguido por Raikkonen, Maldonado, Hamilton, Hulkenberg e Grosjean. Uma troca ilegal no câmbio, no entanto, fez Hulkenberg perder cinco posições, caindo de nono para 14º.
Confira o grid de largada do GP da Inglaterra:
1 - Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1m51s746
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m51s793 + 0s047
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m52s020 + 0s274
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m52s199 + 0s453
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s065 + 1s319
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m53s290 + 1s544
7 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m53s539 + 1s793
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m53s543 + 1s797
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – sem tempo
2 - Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault) – 1m51s793 + 0s047
3 - Michael Schumacher (ALE/Mercedes) – 1m52s020 + 0s274
4 - Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault) – 1m52s199 + 0s453
5 - Felipe Massa (BRA/Ferrari) – 1m53s065 + 1s319
6 - Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault) – 1m53s290 + 1s544
7 - Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault) – 1m53s539 + 1s793
8 - Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes) – 1m53s543 + 1s797
9 - Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) – sem tempo
Eliminados no Q2
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m57s009 + 2s112
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m57s108 + 2s211
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m57s132 + 2s235
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s382 + 2s636 *
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m57s426 + 2s529
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m57s071 + 2s174 *
16 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m57s895 + 2s998
10 - Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes) – 1m57s009 + 2s112
11 - Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – 1m57s108 + 2s211
12 - Daniel Ricciardo (AUS/STR-Ferrari) – 1m57s132 + 2s235
13 - Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) – 1m54s382 + 2s636 *
14 - Bruno Senna (BRA/Williams-Renault) – 1m57s426 + 2s529
15 - Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari) – 1m57s071 + 2s174 *
16 - Sergio Perez (MEX/Sauber-Ferrari) – 1m57s895 + 2s998
Eliminados no Q1
17 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m48s044 + 1s765
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m49s027 + 2s748
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m49s477 + 3s198
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s618 + 5s339
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m52s742 + 6s463
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m53s040 + 6s761
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m54s143 + 7s864
24 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m57s719 + 2s822 *
17 - Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) – 1m48s044 + 1s765
18 - Vitaly Petrov (RUS/Caterham-Renault) – 1m49s027 + 2s748
19 - Heikki Kovalainen (FIN/Caterham-Renault) – 1m49s477 + 3s198
20 - Timo Glock (ALE/Marussia-Cosworth) – 1m51s618 + 5s339
21 - Pedro de la Rosa (ESP/HRT-Cosworth) – 1m52s742 + 6s463
22 - Narain Karthikeyan (IND/HRT-Cosworth) – 1m53s040 + 6s761
23 - Charles Pic (FRA/Marussia-Cosworth) – 1m54s143 + 7s864
24 - Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Ferrari) – 1m57s719 + 2s822 *
* Hulkenberg avançou ao Q3 e fez o nono melhor tempo, mas foi punido com a perda de cinco posições devido a uma mudança ilegal no câmbio.
* Kobayashi foi o 12º, mas recebeu punição de perda de cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Vergne foi o 16º, mas recebeu punição de perda de dez posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Kobayashi foi o 12º, mas recebeu punição de perda de cinco posições por causa de um acidente no GP da Europa.
* Vergne foi o 16º, mas recebeu punição de perda de dez posições por causa de um acidente no GP da Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário