quarta-feira, 18 de julho de 2012


Fortaleza é a penúltima em renda do trabalho

PIB da Capital diminuiu em decorrência da descentralização da economia do Estado. Interior aumenta a participação no ganho, segundo pesquisa

Fortaleza ocupa a penúltima posição de renda do trabalho do País, entre as capitais. A Cidade apresenta uma renda individual média de R$ 1.352,78, acima somente de Teresina (PI), segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O ranking que mede os valores do Rendimento Médio do Trabalho apontou que, em 10 anos, a Capital aumentou em 13% os valores da renda individual. Mesmo assim, essa elevação não foi suficiente para acompanhar o crescimento das outras capitais.


O resultado da pesquisa foi apresentado na tarde de ontem pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), dentro de um estudo que identifica o Perfil Municipal de Fortaleza.


De acordo com a pesquisa, a base econômica de Fortaleza está concentrada no setor de Serviços (77,78%) e na Indústria (22,09%). Para o diretor geral do Instituto, Flávio Ataliba, esse grande número em Serviços, somado à baixa produtividade e à falta de qualificação, é um dos motivos que desaceleram a economia em relação a outras capitais do País.


A distribuição do Produto Interno Bruto (PIB) municipal, que representa o montante de bens e serviços produzidos pelo município, mostrou que Fortaleza também diminuiu 1,27% na participação econômica do Estado, e que os municípios de São Gonçalo do Amarante e Caucaia tiveram um ganho de participação de quase 1%. “Essa desconcentração de economia evita o fluxo do Interior para a Capital e, a longo prazo, vai melhorar a qualidade de vida do cidadão’”, afirma Maria Eloisa Bezerra, coordenadora do documento. “O ideal é que haja um equilíbrio entre todos os municípios, para promover a igualdade e distribuir a riqueza”, diz.


Quanto ao PIB per capita (soma dos salários de toda a população dividido pelo número de habitantes), Fortaleza ocupava em 2009 a 21ª colocação entre as demais capitais do País e a 5ª em relação aos outros municípios cearenses.


Estrutura setorial
O setor industrial representa 22,09% do PIB municipal. Entre 2005 e 2010, houve um acréscimo no número de estabelecimentos nesse setor. A baixa participação agropecuária (0,13%) ocorre porque Fortaleza é um município essencialmente urbano, segundo o IBGE.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O estudo que identifica o Perfil Municipal de Fortaleza divulgou também que a a quantidade de turistas estrangeiros na capital cearense estagnou. Em 2010, foram 219 mil. No ano seguinte, foram 220 mil

SERVIÇO

Confira a pesquisa completa no site do Ipece
http://bit.ly/Q4TndJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...