domingo, 8 de julho de 2012


Fla-Flu faz cem anos com festa e jogo histórico no Engenhão
Em momentos distintos, tricolores e rubro-negros se enfrentam neste domingo, um século e um dia após o primeiro confronto

Já são cem anos de história, festa, rivalidade, gols. São cem anos de Fla-Flu. O clássico que nasceu de uma rivalidade criada entre jogadores da mesma equipe - o Flu - que brigaram e resolveram fundar o departamento de futebol do rival chega ao seu centenário no auge da forma. E a partida deste domingo, às 16h (de Brasília), no Engenhão, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro, será também o palco de um evento com jogo festivo na preliminar, hino dos dois clubes, medalhas comemorativas e até um troféu para ser dividido entre os dois clubes.
Passados cem anos e um dia daquele 7 de julho de 1912 nas Laranjeiras, Flamengo e Fluminense se encontram em momentos distintos. O Tricolor vive dias de paz após a alegria do título carioca e a tristeza pela eliminação nas quartas de final da Libertadores. Vem de três vitórias seguidas e ocupa a terceira colocação do Brasileirão, com 15 pontos, apenas um atrás dos líderes Vasco e Atlético-MG. Tenta assumir a liderança com Deco em grande fase e o provável retorno de Fred ao time titular após duas partidas de ausência.
No lado rubro-negro, a vitória sobre o Atlético-GO não foi suficiente para garantir a tranquilidade. Joel Santana, que ainda sofre questionamentos, irritou-se durante a semana com a presença de repórteres no treino. O time, que acumula três vitórias, uma derrota e três empates, ocupa a nona posição, com 12 pontos. Para o clássico, ele deve optar por Bottinelli no meio-campo, mas tem duas apostas no banco: Mattheus e Adryan.
Os dois times farão homenagem ao passado ao entrarem em campo: o rubro-negro terá nomes dos jogadores de 1912 às costas, e o tricolor lembrará carrascos do rival no uniforme.

A Rede Globo transmite a partida para Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná (menos Curitiba), Santa Catarina e regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte. O Premiere exibe para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2
Fluminense: Abel Braga não confirmou a escalação, mas a equipe deve ser basicamente a que derrotou o Náutico por 2 a 0 no último sábado em Recife. A única mudança certa é a entrada de Wallace na lateral direita, no lugar de Bruno. No ataque, Fred também pode começar entre os titulares, apesar de ter treinado a semana toda entre os reservas. O Tricolor deve ir a campo com Diego Cavalieri, Wallace, Gum, Anderson e Carlinhos; Edinho, Jean, Deco e Wagner; Wellington Nem e Fred (Samuel).
Flamengo: assim como Abel, Joel Santana não anunciou o time. Mas o técnico tem Adryan como uma cartada que pode utilizar no clássico. Caso faça isso, Bottinelli será reserva. A provável formação terá Paulo Victor, Luiz Antonio, Marllon, González e Magal; Amaral, Ibson, Renato e Bottinelli (Adryan); Diego Maurício e Love.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Fluminense: a cada rodada, o número de problemas médicos diminui. Diante do Flamengo, o técnico Abel Braga terá três desfalques de lesionados. São eles: o volante Diguinho (entorse no tornozelo esquerdo); o zagueiro Leandro Euzébio (hérnia de disco) e o atacante Rafael Sobis (lesão na coxa direita).
Flamengo: Léo Moura continua em recuperação de lesão e foi vetado pelo departamento médico. Airton cumprirá suspensão. Deivid não tem lesão, nem está suspenso, mas sequer foi relacionado para o banco de reservas.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Fluminense: Deco, Edinho e Jean.
Flamengo: Bottinelli e Vagner Love.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Wagner do Nascimento Magalhães (RJ) apita o jogo, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés (Fifa/RJ) e Rodrigo Pereira Joia (Fifa/RJ). Wagner Magalhães fará sua estreia neste Campeonato Brasileiro. Na edição do ano passado, ele apitou duas partidas (Palmeiras 1 x 0 Ceará, na 25ª rodada, e Figueirense 2 x 1 América-MG, na 30ª rodada). Marcou ao todo 90 faltas e mostrou 12 cartões amarelos, nenhum vermelho e nenhum pênalti foi assinalado. Em 2011, a média do campeonato foi de 35,8 faltas, 5,4 amarelos e 0,3 vermelhos por partida.


header fique de olho 2
Fluminense:
 Deco vem sendo o grande destaque do Fluminense nesse Campeonato Brasileiro. Nas últimas quatro partidas, o camisa 20 tricolor deu cinco passes para gol e ainda balançou a rede uma vez.
Flamengo: Adryan, que entrou no segundo tempo no jogo contra o Atlético-GO e fez um gol na vitória por 3 a 2, tem recebido elogios. Aos 17 anos, o jovem é uma das promessas formadas nas divisões de base do Flamengo.


header o que eles disseram

Abel Braga, técnico do Fluminense: "Tínhamos previsão de conquistar sete pontos nos últimos três jogos e conseguimos nove. Agora temos um clássico pela frente e não vamos abdicar do ataque. A equipe será ofensiva como sempre foi. Os últimos Fla-Flus foram decididos nos detalhes. Falam que não ganhamos deles há dois anos, mas nossa preocupação é o momento. Se a equipe estiver em um bom dia, a possibilidade de mais uma vitória é grande".
Joel Santana, técnico do Flamengo: "É um clássico diferente, dentro de uma história diferente, de dois clubes que viraram uma paixão. Tive a felicidade de estar em muitos desse clássico, pelos dois clubes. No Maracanã seria muito mais bacana. Mas acho que vai ser um grande jogo".
header números e curiosidades
* O maior público da história do Fla-Flu foi registrado no Campeonato Carioca de 1963. No dia 15 de dezembro, 177.020 pagantes foram ao Maracanã para ver as equipes empatarem em 0 a 0 e o Flamengo se sagrar campeão.
* A média de gols das partidas entre Flamengo e Fluminense em Brasileiros é de 2,27 por jogo. Foram marcados 98 gols em 43 partidas. Apenas cinco das 43 partidas entre Flamengo e Fluminense em Brasileiros terminaram empatadas em 0 a 0.
* Goleadas não têm sido raras nos últimos Fla-Flus. Nos últimos anos, sete deles terminaram com vitórias elásticas. O Fluminense venceu por 4 a 1 nos estaduais de 2002 e 2005 e por 3 a 0 e 4 e 0 no de 2003. Já o Flamengo aplicou três goleadas no rival, todas pelo Campeonato Brasileiro: 5 a 2 em 2002 e 4 a 1 em 2003 e 2006.
header último confronto v2
O Flamengo levou a melhor na última vez que enfrentou o Fluminense. No dia 11 de março deste ano, o Rubro-Negro derrotou o Tricolor por 2 a 0, em jogo válido pela terceira rodada da Taça Rio. Kleberson e Ronaldinho Gaúcho marcaram os gols da partida. O feito do ex-camisa 10 do Fla foi o primeiro dele em um clássico carioca. O jogador, no entanto, foi expulso ainda no primeiro tempo. As equipes não entraram em campo com força máxima, e o goleiro Paulo Victor, com mais de uma dezenas de boas defesas, foi o destaque. Pouco mais de 14.753 torcedores marcaram presença no que foi o primeiro Fla-Flu de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...