sábado, 7 de julho de 2012


São Pedro de volta

Depois de décadas de abandono, o edifício São Pedro, que abrigou o lendário Hotel Iracema Plaza, pode voltar a ser um hotel de luxo na Praia de Iracema. Ainda não há nada definido, mas o proprietário já sinalizou a intenção de restaurar o prédio
Construído na década de 50, o edifício São Pedro é patrimônio histórico municipal

Ainda não é oficial nem tem projeto pronto, mas as conversas sobre a restauração do edifício São Pedro, o antigo Hotel Iracema Plaza, que pode voltar a funcionar como hotel luxuoso na Praia de Iracema, já começaram. “Hoje mesmo tivemos uma reunião com arquitetos do projeto, mas ainda falando do conceito”, confirmou Clélia Monastério, coordenadora de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na tarde da última quarta-feira. Qualquer alteração no edifício, tombado como patrimônio histórico pela Prefeitura em 2006, precisa ser aprovada pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Histórico-Cultural (Comphic). “Eles nos procuraram para saber o que achávamos do investimento. Não querem fazer um projeto para não ser aprovado, lembrando, é claro, que o conselho bate o martelo”, diz Clélia.


O primeiro encontro foi no início do ano. O próximo deve ser na segunda-feira, quando Clélia acompanha os arquitetos Domingos Linheiro e Luciano Guimarães - que fazem a mediação entre a família Philomeno Gomes, proprietária do edifício, e a Secultfor -, numa visita ao interior do prédio para verificar o que pode e deve ser preservado: escadarias, lustres, elevadores. “Não temos acesso por ser um bem privado. Vamos dar uma circulada lá dentro, fotografar, ver o estado das coisas, o que ainda existe que pode ser mantido, principalmente na área comum”, diz Clélia. Ela adianta que a intenção do proprietário – que por enquanto não quer aparecer -, é retomar o antigo uso do prédio e transformá-lo num hotel cinco estrelas com alguma bandeira internacional, aproveitando a onda da Copa do Mundo de 2014.


“Eles estão propondo restaurar a fachada e manter o que ainda vale no interior, têm uma ideia de construir uma torre no centro e de usar também o terreno lateral”, diz Clélia, ressaltando que nada está definido ainda. O POVO entrou em contato com o arquiteto Domingos Linheiro, mas ele disse que ainda é muito cedo para falar sobre o projeto. “Estamos em conversas muito preliminares, mas temos muita esperança de que dê certo. Todo mundo quer ver aquele edifício restaurado”, disse. Clélia vê o projeto com entusiasmo. “Seria fantástico se conseguíssemos recuperar aquela estrutura para devolvê-la com uso à cidade. É um estímulo para que as pessoas tomem consciência de que podem usar (bens tombados), mas deixando a história lá”.


Lugar de afetos
Registro dos tempos áureos da Praia de Iracema, até então simplesmente Praia do Peixe, o edifício São Pedro, construído em 1951, é patrimônio histórico municipal mais por seu valor afetivo e por simbolizar o processo de expansão da cidade para a praia do que por seu valor arquitetônico. O decreto de janeiro de 2006 determina o tombamento “tendo em vista o valor simbólico e histórico-cultural do referido imóvel para os munícipes de Fortaleza”. “Ele foi praticamente a primeira edificação daquela área leste. O primeiro hotel fora do Centro, um reflexo da demanda do veraneio, um registro da importância dessa área para a cidade”, diz Clélia.

Imitando um navio, ou um bolo de noiva para alguns, o edifício São Pedro se destaca também arquitetonicamente na paisagem, mas sem nunca ter passado por uma obra de restauro, a beleza anda escondida há muito tempo. Quem sabe agora ele não volte a ser a estrela da Praia de Iracema?

Linha do tempo 

Anos 50
O Edifício São Pedro, onde se instalou o Hotel Iracema Plaza, foi estabelecido na década de 1950, com duas entradas, uma no lado norte, voltada para a praia e outra, no lado oeste, com acesso aos apartamentos.

Anos 60 e 70
Até 1973, o edifício abrigou o Hotel Iracema Plaza, dos mais chiques da cidade. O restaurante do hotel, o Panela, reunia os intelectuais e boêmios mais descolados. Ao lado, funcionava o bar Tonys.

Anos 80 e 90
O edifício virou prédios de apartamentos, todos ocupados. Nos anos 90, a degradação se acentuou. Hoje, algumas poucas unidades resistem.


FONTE: http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2012/07/07/noticiasjornalvidaearte,2873633/sao-pedro-de-volta.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...