sábado, 28 de julho de 2012


Sobram mais de 1,6 mil vagas no Ceará

UFC, Unilab e IFCE somam 1.670 vagas remanescentes, que devem ser ocupadas por candidatos inscritos nas listas de espera
A UFC teve a segunda maior procura do Brasil, com 108.574 inscritos para disputar 1.637 vagas


A partir desta segunda-feira, 30, será aberta a fase de seleção dos candidatos que aguardam na lista de espera por uma vaga no ensino superior. Após as duas chamadas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sobraram mais de 1.600 vagas nas três entidades federais do Ceará que fazem parte do sistema: a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia
Afro-Brasileira (Unilab), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

Na Unilab, a primeira chamada tem início nesta segunda-feira. Já na terça-feira, começa a da UFC. O IFCE suspendeu a chamada da lista de espera até o término da greve dos servidores federais. Para concorrer, os candidatos devem ter se classificado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 e só podem se inscrever em uma opção de curso.

Nesta primeira chamada da lista de espera, somente a UFC dispõe de 753 vagas, distribuídas em 46 graduações, nos campi de Fortaleza, Cariri e Sobral. No IFCE, sobraram 762 vagas nos 14 campi. Já a Unilab oferta 155 vagas em seis cursos. Nos endereços eletrônicos das três instituições, estão disponíveis para consulta tanto a lista com o nome dos candidatos classificados que podem concorrer às vagas, quanto o quantitativo de vagas por curso.

O professor Miguel Franklin, coordenador de Planejamento, Informação e Comunicação da UFC, reconhece que existe um risco de convocação de várias listas de espera. “Fatalmente isso vai acontecer. Muita gente que vai ser aprovada nas vagas da lista de espera já está matriculada na segunda opção. Ao se matricular na primeira, ele derruba a vaga da segunda. Muitas instituições fazem 10, 15 chamadas (do Sisu). Vamos fazer chamadas até poder, até o início das aulas”, explica. Por causa da greve de professores, o dia de retorno às aulas na UFC não está definido.

Segundo Franklin, também existe a possibilidade de sobrarem vagas após o período de matrícula presencial dos candidatos classificados nas duas primeiras chamadas. A próxima lista de espera da UFC deve ocorrer depois de 8 de agosto, último dia para solicitação de matrícula virtual dos aprovados na primeira chamada.

O Ceará foi o terceiro estado com mais inscrições na primeira chamada do Sisu. A UFC teve a segunda maior procura do Brasil, com 108.574 inscritos para disputar 1.637 vagas. A instituição só perdeu para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 152.196 inscrições.

IFCE
Prevista para ocorrer na próxima terça-feira, acabou suspensa pela pró-reitoria de Ensino a chamada da lista de espera para os cursos do IFCE, à exceção do campus de Aracati. Após o término da greve dos servidores das instituições federais, será anunciada uma nova data para a chamada. A instituição dispõe de 762 vagas, que deverão ser preenchidas em mais de uma chamada de lista de espera. 

De acordo com o professor Gilmar Lopes, pró-reitor de Ensino do IFCE, a medida não vai prejudicar os estudantes. O calendário com as datas para a reposição das aulas também só será definido após o encerramento da paralisação dos servidores.


Quando

ENTENDA A NOTÍCIA

A primeira chamada da lista de espera para o Sisu na UFC e na Unilab tem início nos próximos dias. A do IFCE foi temporariamente suspensa. Podem concorrer candidatos que tenham feito o Enem em 2011. A inscrição pode ser feita em apenas uma opção de graduação.

Serviço

Primeira chamada da lista de espera do Sisu

UFC
Quando: 31 de julho a 5 de agosto
Onde: www.prograd.ufc.br/sisu

Unilab
Quando: 30 e 31 de julho
Onde: Campus da Liberdade (avenida Abolição, nº 3, sede da Unilab -Redenção)
 
IFCE
A chamada da lista de espera está temporariamente suspensa. 
Mais informações: www.ifce.edu.br/editais-concurso.html
 
Saiba mais

Pelo Sisu, 56 instituições públicas de ensino superior ofertaram vagas aos candidatos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2011.
 
No Ceará, UFC, IFCE e Unilab disponibilizaram juntas 3.154 vagas em 92 cursos.
 
Foram 1.637 para a Universidade Federal do Ceará (UFC), 1.225 para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e 292 para a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab).
 
Cursos com mais vagas disponíveis na lista de espera do Sisu
 
UFC
1. Administração Pública (Cariri): 34
2. Agronomia (Fortaleza): 33
3. Ciências Econômicas (Sobral): 31
4. Farmácia (Fortaleza): 29
5. Engenharia de Pesca (Fortaleza): 28

Unilab
1. Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas: 76
2. Letras/Língua Portuguesa: 22
3. Engenharia de Energias: 17
4. Agronomia: 16
5. Enfermagem: 12

IFCE (Fortaleza)
1. Engenharia de Mecatrônica: 17
2. Física: 16
3. Engenharia Civil: 15
4. Mecatrônica Industrial: 15
5. Matemática: 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...