domingo, 1 de abril de 2012


AGENTES PENITENCIÁRIOS CUMPREM PROMESSA E ENTRAM EM GREVE


Agentes penitenciários em greve

Agentes penitenciários do Ceará cumpriram a promessa e entraram em greve neste sábado (31) para pedir ao Governo que o acordo realizado entre a Secretaria da Justiça do Estado (Sejus) e os servidores estaduais seja cumprido.
A mobilização ocorre em todas as cadeias públicas, casas de privação provisória, delegacias e unidades prisionais do Estado. Por conta da paralisação, as visitas estão suspensas. Apenas serviços de alvará e de alimentação são mantidos.
O acordo
De acordo com a presidente do Sindicato dos Agentes e dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário do Ceará (Sindasp/CE), Socorro Marques, a deputada estadual Eliane Novais (PSB) já realizou o pedido ao Executivo para que o acordo seja cumprido.
Negociação
Segundo a deputada, nos últimos três meses, sindicato e Governo do Estado conseguiram, após longas e exaustivas rodadas de negociação, entrar em consenso em torno de uma proposta de reajuste salarial.
Eliane ressalta que a categoria está apreensiva. “Os agentes penitenciários ainda estão aguardando o cumprimento do acordo pelo Governo do Estado, que assumiu compromisso de enviar até o dia trinta deste mês uma mensagem com a nova remuneração“, diz.
Condições de trabalhoSegundo a presidente do Sindasp-CE, o sistema penal do Estado registra uma população carcerária de aproximadamente 17 mil presos em recolhimento para um quadro efetivo de 176 agentes penitenciários por plantões, em todo o Ceará.
Segundo Socorro Marques, os agentes cearenses possuem o 8º pior salário da categoria, no Brasil.
Plano especial
Em nota, a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informa que elaborou, juntamente com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SSPDS), um plano operativo para manter a segurança nos presídios da Região Metropolitana e demais unidades penitenciárias do Ceará.
A Sejus informa também que as visitas deste domingo (1º) vão ocorrer normalmente. A Secretaria afirma ainda que já chegou a um consenso com a categoria quanto aos percentuais de reajuste salarial, “mas aguarda o tramite legal para envio da mensagem à Assembleia Legislativa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...