domingo, 22 de abril de 2012


Prejuízos do bullying para crianças podem ser intensos


O bullying é um termo de origem norte-americana utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica contra alguém.“Pode-se dizer que muitas vezes aquele que pratica o bullying o faz como maneira de autoafirmação junto a um grupo que tenta impressionar. Outra possibilidade é de um comportamento imitativo da prática usual de interação a que esse sujeito foi inserido”, afirma a psicóloga Andrea Cordeiro. 

O problema, que ocorre com mais frequência entre os jovens, também se manifesta no meio infantil. “Quando o bullying se manifesta entre crianças muito pequenas, pode acontecer como reflexo de momentos em que muitos freios e cuidados de sociabilidade ainda não se organizaram completamente. Assim, confrontadas com a diferença, acabam por ressaltá-la de forma que pode provocar, naquele que é o diferente, sentimentos de menos valia”.

Ela explica que os prejuízos do bullying para os pequenos podem ser intensos. “Algumas crianças criam bloqueios com a escola, ocasionando baixa de rendimento, ou mesmo a vontade de desistir da escolarização. Outra manifestação recorrente é a tristeza e o isolamento, algumas vezes em intensidade tal que se assemelha a um processo depressivo”.

Conforme a especialista, para reverter a situação de bullying na escola o interessante é olhar para o problema de maneira multifocal. “O mais efetivo é desenvolver atividades com a vítima, aquele que praticou o bullying e com todo o grupo do qual ambos fazem parte”. (RB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...