sexta-feira, 13 de abril de 2012


Fan Fest em Fortaleza na Copa de 2014 será na Praia de Iracema. E há boas chances de sucesso.



As Fan Fests já têm lugares escolhidos no Brasil durante a Copa do Mundo. Em Fortaleza será na Praia de Iracema, divulgou a Fifa nesta sexta-feira, tradicional ponto de festas e shows na cidade. Em São Paulo, por exemplo, os eventos durante a Copa vão ocorrer no Vale do Anhagabaú. Em Natal, na Praia do Forte e no Rio de Janeiro, na Praia de Copacabana.
Para conhecer todos os locais, clique aqui.
O sucesso da iniciativa na Alemanha em 2006 fez a entidade adotar o investimento em espaços onde jogos da Copa são exibidos na tentativa de atrair um grande público e promover ainda mais o torneio, mas na África do Sul, em 2010, a coisa não funcionou bem. Os motivos? Elenco logo abaixo:
1. Frio absurdo no país, que por si só já fez as pessoas perderem a coragem de ficar num espaço aberto. Já passei muito frio viajando, mas nada igual ao da África do Sul no meio do ano, nada;
2. Falta de transporte público, um dificultador enorme;
3. Divulgação ruim e shows pouco atrativos antes das partidas;
4. Medo da violência.
O Brasil tem chance de mudar essa situação desde que aprenda com os erros da África. Em relação ao clima, ainda que faça frio nas regiões Sul e Sudeste do país nada pode ser comparado ao desesperador frio que passamos na África.  Então é oferecer informação, transporte público fácil e de qualidade, boa comida e receber bem as pessoas, além de cuidar da segurança. Em que pese as cidades brasileiras terem índice de violência assustador, é diferente da África, onde um clima de terror foi instalado antes do evento, inclusive orientando turistas e jornalistas a circularem apenas nas áreas protegidas.
Nos jogos da Seleção Brasileira não tenho dúvida de que será sucesso, mas o desafio real é conseguir atrair torcedores de outras seleções durante todas as partidas. Serão torcedores que estarão em uma cidade e seu time jogará em outra ou ainda aqueles que por algum motivo não conseguiram ingressos, mesmo estando no local onde o jogo será disputado.
É simples? Não, mas é muito possível criar um ambiente amigável para chamar inclusive o torcedor brasileiro a comparecer durante os jogos de outras seleções. Basta organização e planejamento porque o produto futebol é ótimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...