quinta-feira, 5 de abril de 2012


Restos do Titanic estão sob proteção da Unesco

Quarenta e um Estados ratificaram a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2009-------------------------------------------------------------------------------------------------------------




PARIS, 5 Abr 2012 (AFP) - Os restos do "Titanic", que naufragou há quase cem anos, depois de se chocar contra um iceberg no Atlântico Norte, estão agora sob a garantia da Convenção da Unesco sobre a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, informou a organização nesta quinta-feira em um comunicado.

"Os restos do Titanic jazem a 4.000 metros no fundo da quadra de Terranova. Como estão em águas internacionais, nenhum Estado pode reivindicar uma jurisdição exclusiva sobre o local", recordou a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

"Até agora, o "Titanic" não podia se beneficiar da proteção da Convenção adotada pela Unesco em 2001, pois esta só é aplicada aos restos submersos por pelo menos cem anos", explica o comunicado.

"Dessa forma, os Estados signatários da Convenção poderão proibir a destruição, o saque, a venda e a dispersão dos oMuiobjetos encontrados no lugar. Podem tomar todas as medidas disponíveis para proteger os restos e para que os restos humanos sejam tratados dignamente", afirma ainda.

Quarenta e um Estados ratificaram a Convenção para a Proteção do Patrimônio Cultural Subaquático, que entrou em vigor em 2 de janeiro de 2009.

As águas ao redor dos restos do "Titanic" são geralmente invadidas pelos lixos dos barcos que navegam no setor, como por mergulhadores que colocam flores de plástico ou placas comemorativas no local.
Regularmente são organizadas expedições para recuperar peças que, em seguida, são expostas ou leiloadas.

O "Titanic" naufragou em sua viagem inaugural entre Southampton (Grã-Bretanha) e Nova York, depois de se chocar contra um iceberg na madrugada de 15 de abril de 1912. O naufrágio provocou mais de 1.500 mortos entre os 2.200 passageiros.



FONTE: http://www.opovo.com.br/app/maisnoticias/mundo/2012/04/05/noticiasmundo,2815310/restos-do-titanic-estao-sob-protecao-da-unesco.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...