sexta-feira, 6 de abril de 2012


Redução dos estoques de sangue durante o feriado preocupa os hemocentros

-------------------------------------------------------------------------------------------


Durante o feriado, o volume de doações chega a cair 20%

Os feriados longos significam preocupação para os hemocentros do país. Nesses períodos, quando muita gente viaja para aproveitar o fim de semana esticado, o volume de doaçõeschega a cair 20%. Por isso, o Ministério da Saúde pede à população que ajude a repor os estoques de sangue nesta Semana Santa.
Centro de Hematologia e Homoterapia do Ceará (Hemoce)pede que a população doe mais sangue. Nas últimas semanas, o estoque tem sofrido queda e precisa estar abastecido para atender à demanda do próximo feriado da Semana Santa, conhecido pelo aumento dos acidentes e atendimentos nas emergências dos hospitais.
O Hemoce lembra que o estoque atende a toda a rede pública hospitalar do estado. A Hemorrede possui unidades em Fortaleza, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte, Quixadá e Sobral. Atualmente, o banco de sangue está com déficit nos tipos sanguíneos B+, AB+, O+ e O-.
Vai viajar?
Mesmo quem viajou neste feriadão pode doar sangue. Os doadores devem procurar o posto de saúde mais próximo de onde está passando o feriado e se informar sobre o serviço. É preciso apresentar um documento com foto, pesar mais de 50 quilos (kg) e ter entre 18 a 67 anos. Adolescentes com 16 ou 17 anos também podem doar sangue, desde que autorizados formalmente pelos pais ou responsáveis legais.
O que fazer?
Para doar, não é necessário ficar em jejum, mas o doador deve respeitar um período mínimo de repouso de seis horas. E não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação. Também deve evitar fumar pelo menos duas horas antes de fazer a doação. Quem toma remédios controlados ou de forma contínua deve se informar, no próprio posto de saúde, sobre restrições à doação de sangue.
Pessoas que contraíram hepatite depois dos 11 anos de idade; que estão expostas a doenças sexualmente transmissíveis ou que mantiveram relações sexuais sem camisinha com parceiro desconhecido; mulheres grávidas ou amamentando; e usuários de drogas não podem doar sangue.
Para saber onde doar, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...