sexta-feira, 6 de abril de 2012


Hemoce precisa de 1,3 mil doações de sangue para Semana Santa








O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está em campanha para atingir na primeira semana de abril, 1,3 mil doações de sangue. Essa é a quantidade necessária para garantir a reposição do estoque e o suporte de bolsas de hemoderivados para a Semana Santa.
O feriado da Semana Santa, historicamente, é o feriado com maior índice de atendimento nas emergências dos hospitais e, durante o mês de março, ocorre uma diminuição no número de doações de sangue em todo país. No Ceará, o feriado coincide com o início das chuvas que, além de provocar viroses e focos de dengue, dificulta o acesso do doador ao hemocentro.
Em março, foram 4.576 doações. Por mês, seriam necessárias 5,5 mil doações para a manutenção de estoques regulares.
Para alcançar essa meta, o Hemoce iniciou no dia 3 de março uma campanha para continuar recebendo doações durante o feriado.
As doações podem ser feitas no Posto de Coleta do IJF, Rua Barão do Rio Branco, 1816, Centro, nesta sexta-feira, sábado e domingo, dias 6, 7 e 8, das 13 horas às 17h30min.
Intervalo 
Os voluntários que fizeram doação para o carnaval devem observar o intervalo de 60 dias para fazer nova doação, no caso dos homens, e de 90 dias para as mulheres. Em fevereiro, mês do carnaval, foram feitas 4.639 doações em Fortaleza e as bolsas têm validade de 40 dias. 
 
Quem pode doar sangue
- Homens e mulheres de 16 a 67 anos. Jovens de 16 e 17 anos podem doar desde que tenham autorização dos pais ou do responsável legal.

- Pesar mais de 50 quilos e apresentar documento com foto, válido em todo o território nacional. 
 
Recomendações
- Não doar em jejum
- Dormir por, pelo menos, 6 horas antes da doação
- Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação
- Evitar fumo e comidas gordurosas

Hemorrede
A Hemorrede do Ceará é composta pela sede em Fortaleza (Hemocentro Coordenador, situado à Avenida José Bastos, 3390) e mais cinco unidades no interior do Estado. O Hemoce de Fortaleza atende a 56 agências transfusionais da Capital e Região Metropolitana. No interior, o hemocentro de Sobral atende a 68 hospitais, o de Iguatu a 36, o de Quixadá a 34 e o de Crato a 44 unidades que realizam transfusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...