sexta-feira, 26 de julho de 2013

Todas as 98 agências bancárias de Fortaleza descumprem regras de segurança, diz Procon

As agências terão 10 dias úteis para se adequarem às normas



-------------------------------------------------------------------------------


Todas as 98 agências bancárias espalhadas pela Capital descumprem as regras de segurança exigidas por Lei, segundo o Procon Fortaleza. O órgão visitou toda a rede bancária e constatou que nenhuma atende à Lei Municipal 9.910, de 25 de junho de 2012, que trata da Segurança Bancária. 

As 98 agências foram notificadas pelo órgão e terão um período de 10 dias úteis para se adequarem às normas, segundo o coordenador geral do Procon Fortaleza, George Valentim.

Apesar da fiscalização concentrada na Capital, os ataques a bancos no Interior também têm sido constantes. FOTO: LUCAS DE MENEZES

A medida foi resultado de fiscalizações realizadas pelo Procon Fortaleza para verificar ações adotadas pelas instituições, com a finalidade de proporcionar melhores condições de segurança para clientes, usuários e funcionários.
Se não forem feitas as devidas adequações nas fiscalizações seguintes, poderão ser aplicadas multas que variam de R$ 6,9 a R$ 13,8 milhões. Em alguns casos, poderá ser determinada também a interdição das instituições bancárias.
As irregularidades mais comuns constatadas estavam relacionadas à ausência de equipamentos como: detectores de metais; travamento e retorno automático das portas; vidros laminados e resistentes ao impacto de projéteis provenientes de arma de fogo; e de sistema eletrônico de monitoramento por televisão.
Devido ao recurso empreendido pelos bancos, está suspenso da Lei o dispositivo que proíbe o uso de aparelhos celulares no interior dos estabelecimentos, bem como a obrigatoriedade de se instalar aparelhos bloqueadores de celulares. De acordo com George Valentim, as advertências são publicadas no Diário Oficial do Município e são seguidas de novas fiscalizações, em cronograma a ser estabelecido pelo Procon Fortaleza.
Ceará já foi alvo de 40 ataques a bancos em 2013
De janeiro até esta sexta-feira (26), 40 ocorrências em bancos aconteceram no Ceará, contra 38 casos em 2012, conforme a Delegacia de Roubos e Furtos (DRF). Apesar da fiscalização se concentrar na Capital, as agências no Interior também têm sido alvos constantes das ações criminosas.
Durante esta madrugada, cerca de 8 indivíduos armados invadiram a cidade de São João do Jaguaribe, a 215 km de Fortaleza, e roubaram uma agência avançada do banco Bradesco. Eram por volta de 1h quando os indivíduos, divididos em 2 motos e um carro, dividiram-se em duas frentes. Uma parte foi até o destacamento policial da cidade, que contava apenas com 3 agentes naquele momento, e metralhou o local, destruindo a viatura e deixando os policiais fora de combate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...