terça-feira, 30 de julho de 2013

“Nosso sustento vem da música”

Há dois meses em Fortaleza, as irmãs chilenas Mariela, de 17 anos, e Taixa Vera Roa, de 14 anos, sustentam a família tocando música clássica na Praça do Ferreira




--------------------------------------------------------------------------------


Quem passa diariamente pela Praça do Ferreira não entende muito bem o que está acontecendo. Com violino e violoncelo, duas garotas fazem um dueto de músicas clássicas durante boa parte do dia ali. As pessoas se amontoam para ver as meninas e escutar os mais belos acordes, de Wagner a Beethoven, de Bach a Mozart. Ao final,aplausos de quem nunca ouviu esse tipo de música, mas que se encanta com os sons vindo dos instrumentos ‘mágicos’. Entre o português e o espanhol, agradecimentos das moças, irmãs vindas do Chile, e que estão em Fortaleza desde o último dia 28 de maio.
Mariela, no violoncelo, e Taixa Vera Roa, no violino, de 17 e 14 anos, moram na Praia do Icaraí, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza com o pai, Luís Vera, e a madrasta, Lixy Garcia Cardenas. Ele professor de espanhol e ela tatuadora, ambos no momento desempregados.
Apesar da pouca idade, vem das irmãs Vera Roa o sustento da casa. Enquanto elas tocam na praça, a caixa dos instrumentos fica aberta para contribuições. “Nosso sustento vem da música. Parte do dinheiro é para o conservatório e restante é para nossa sobrevivência”, a informação é do pai, que avisa, contudo, que o objetivo final é outro. “Meu sonho é que as meninas sejam aceitas num conservatório de música na Europa, por esforço nosso e talento delas” explica o pai, de 52 anos.

irmas chilenas
Mariela, no violoncelo, e Taixa Vera Roa, no violino, tocam na Praça do Ferreira (FOTO: arquivo pessoal/reprodução Facebook)

Para elas, a arte da música clássica começou cedo, com o incentivo do pai, na época em que moravam na Argentina. “Elas tocam há mais ou menos seis anos e se aperfeiçoou a partir de um programa governamental na cidade de Salta, na Argentina” relembra Luís. A dupla chegou a tocar até na Orquestra Filarmônica da cidade, mas a crise econômica foi maior que a vontade e as dificuldades fizeram o pai repensar onde morar.
Depois de sair do Chile e morar na Argentina, o papai Luís Vera escolheu o Brasil pois vê o país como um lugar de boas oportunidades, de estabilidade política e econômica. A família chegou a passou alguns dias em Goiânia (GO), São Paulo e Foz do Iguaçu (SP), e morou também na cidade Cáceres, no Mato Grosso. E, apesar do calor humano e ter feito muitos amigos, o calor da cidade pesou mais e o patriarca Luís Vera, procurou outra cidade de clima mais agradável.
Pensou em ir ao Rio de Janeiro, pois tinha um amigo por lá, mas, por falta de apoio do mesmo, não foi. Pesquisou Salvador e João Pessoa, mas optou por arriscar a vida em Fortaleza. “O principal motivo é que fica mais perto da África e da Europa, o maior sonho das meninas” fala Luís, mas ressalta que o sonho de ir à Europa passa antes pela necessidade do sustento.
“Mariela já concluiu o ensino médio e vamos procurar colégio para Taixa. Somos muito felizes na cidade, fomos bem recebidos aqui, mas ainda estamos nos ajustando” afirma Luís, que disse ter alugado uma casa em Caucaia pelo valor acessível, e por não ser tão longe do centro da cidade, a cerca de 40 minutos.
“Não sei quanto será necessário (em dinheiro) para levá-las ao conservatório, mas sei que existem até programas internacionais que recebem jovens através da música” fala o pai orgulhoso que deixa o recado que as irmãs Vera Roa também estão disponíveis para tocar em festas, eventos e cerimônias de casamentos através dos números 8729-2637 ou 9819-0542. “Posso até ficar sozinho, sem as meninas, mas ficarei sozinho e feliz, pois elas estão estudando música para a vida e para o seu próprio futuro” finaliza Luís Vera.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...