segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bomba caseira é encontrada dentro de banheiro no Santuário Nacional

Artefato foi constatado durante treinamento neste domingo (21) e detonado.
Segundo a Polícia Militar, material explosivo tinha 'baixo potencial lesivo'.




------------------------------------------------------------------------------


Do G1 Vale do Paraíba e Região


As forças de segurança responsáveis pela visita do Papa Francisco a Aparecida encontraram uma bomba de fabricação caseira dentro de um banheiro do estacionamento do Santuário Nacional, em Aparecida (SP), na manhã deste domingo (21). O material – um cano plástico envolvido com fita adesiva – foi detonado por policiais do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) da Polícia Militar. A informação foi confirmada pela PM, por meio de nota, na tarde desta segunda-feira (22).

Segundo a nota da PM, o artefato explosivo de baixo potencial estava em um local que não será utilizado pelos fiéis que acompanharão a visita do pontífice na cidade na quarta-feira (24). A Força Aérea foi quem localizou o material e informou a PM, que acionou o Gate. O incidente ocorreu durante o exercício simulado pelas forças de segurança no Santuário Nacional. Ainda de acordo com a PM, episódios semelhantes faziam parte do treinamento. Ninguém ficou ferido.
20/7 - Militares do Exército já ocupam o Santuário Nacional em Aparecida. (Foto: Carlos Santos/G1)Militares do Exército ocupam o Santuário Nacional
em Aparecida. (Foto: Carlos Santos/G1)
Megaoperação
Cinco mil homens das Forças Armadas e dos órgãos de Segurança Pública integram a megaoperação de segurança preparada para a visita do Papa Francisco. Serão empregadas ao menos 305 viaturas, cinco aeronaves e quatro embarcações da Marinha em uma ação que terá uma estrutura aérea será semelhante à empregada na Copa das Confederações. O Exército poderá empregar 200 viaturas, equipamentos para defesa química e proteção individual e aeronaves.

Uma operação especial também será montada pela polícia para garantir o fluxo de veículos na Dutra, principal acesso ao Santuário Nacional. A ação será coordenada pela Polícia Rodoviária Federal, que fará modificações no acesso à cidade.

A PRF também terá um reforço no efetivo para a visita do Papa Francisco. Serão 200 policiais, 80 viaturas, 18 motocicletas e uma aeronave. A equipe é formada por policiais da própria região e também do Rio de Janeiro e de outros estados. O Corpo de Bombeiros também deve posicionar viaturas de resgate nos trevos de acesso às cidades de São José dos Campos a Cruzeiro para atender possíveis ocorrências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...