quarta-feira, 17 de julho de 2013

Halleluya começa com missa pela paz no Ceará



----------------------------------------------------------------------------



Para chegar ao local, a AMC preparou um esquema especial a fim de evitar transtorno. PM também dará apoio

Está tudo pronto para a 16ª edição do Festival Halleluya em Fortaleza, que começa hoje e segue até o próximo domingo (21) no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU). Evento principal da Pré-Jornada Mundial da Juventude e promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Festival contará com 30 atrações nacionais, três internacionais e diversos espaços temáticos destinados a todo tipo de público. Para abrir o encontro, às 18h, será celebrada uma missa pela paz, tendo em vista os inúmeros casos de violência registrados no Estado. Entre as atrações de hoje, está a banda Rosa de Saron.

Evento principal da Pré-Jornada e promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Festival contará com mais de 30 atrações, além de diversos espaços temáticos
Na manhã de ontem, os últimos ajustes foram realizados no espaço Halleluya, montado no CEU. Operários e máquinas trabalhavam a todo vapor para deixar a área de 7,5 hectares pronta para receber cerca de 1, 2 milhão de pessoas que devem comparecer, segundo a organização do evento, nas cinco noites de atividades da programação.

Entre elas, diversos voluntários do Shalom, como a missionária Rhaiany Chaquer, 26, que estava, na manhã de ontem, ajudando nos últimos detalhes da montagem do Espaço do Peregrino, um dos destaques desta edição, e onde serão recebidos os estrangeiros vindos para o Festival. "Estou responsável pela estrutura e beleza do lugar".

Chamado



Natural de Vitória, a jovem, que conheceu a Comunidade Católica Shalom há cinco anos em um retiro no Rio de Janeiro, destaca que participar dessa edição da festa tem um gostinho mais especial em virtude da preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). "Esse Halleluya está em clima de partida, é o nosso envio para a Jornada. Participo do Shalom há cinco anos e quando conheci a Comunidade foi quando conheci Deus. Ele me chamou para uma vida missionária, me levou para a urgência do mundo, que clama por paz, e por isso larguei emprego, família e estudos", relata.

Grande ansiedade e fortes expectativas também estão entre os sentimentos do contador Carlos Alberto Lopes, 40, que já participa do Halleluya há dez edições. "Todo ano, o festival cresce e traz algo novo, e por isso, sempre gera uma expectativa em nós. Além disso, em virtude da JMJ uma grande presença de jovens de fora, e isso já dá um ar diferente ao evento", comenta.

Seminário de Vida



Ele conta que teve o primeiro contato com a comunidade no Festival de 2004, a convite de amigos, e a partir daí houve uma transformação na sua vida. "Daí fiz o Seminário de Vida e comecei a frequentar os grupos de oração. Em 2006, fiz o vocacional e entrei na Comunidade. Hoje sou consagrado juntamente com minha esposa", afirma.

Quem for ao encontro, terá duas rotas de chegada no Condomínio Espiritual Uirapuru. Ônibus, vans e outros carros de grande porte devem trafegar pela Avenida Dedé Brasil, pois no entorno haverá um estacionamento para esses veículos.

A rota que deverá ser usada por aqueles que forem de carros, motos ou a pé, será pela Avenida Alberto Craveiro. Dessa forma, os motoristas poderão se dirigir ao estacionamento com três mil vagas no interior do CEU.

A partir das 17h, haverá uma linha de ônibus especial saindo de todos os terminais de Fortaleza em direção ao local onde ocorre o Halleluya, além do reforço no número de coletivos que já atendem toda aquela área.

Fiéis fazem peregrinação no Centro


As orações ouvidas na tarde de ontem na Catedral de Fortaleza foram rezadas em diferentes línguas. Italianos, franceses, japoneses, suíços, turcos, alemães e brasileiros participaram de uma grande acolhida realizada durante uma missa. Às 19h, os cerca de 3 mil fiéis participaram de uma caminhada no entorno da igreja com a réplica da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da JMJ que, há meses, circulam pelo mundo anunciando o evento com o papa.

Depois da missa celebrada na tarde de ontem, cerca de 3 mil pessoas participaram de uma caminhada no entorno da Catedral com réplicas de símbolos da JMJ
A celebração, presidida pelo bispo auxiliar dom José Vasconcelos, - responsável pela juventude - marcou a abertura da Semana Missionária, ou seja, a Pré-Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Os jovens formavam a maior parte do público no local.

A ideia da Arquidiocese é dar boas-vindas aos peregrinos estrangeiros que vêm à Capital antes de seguirem para o encontro com o papa Francisco, durante a JMJ, assim como aos cearenses, que também estarão na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 23 e 28 de julho.

Ações



Hoje e amanhã, os peregrinos que vieram de outros países participam de atividades no Halleluya, assim como ações, visitas sociais a projetos, a jovens e famílias, além de palestras.

Protagonista


Seminarista participará de missa com papa



Franco Michel Galdino, de 24 anos, natural de São Luis, se prepara em Fortaleza para ser padre. Ele estará, daqui a alguns dias, onde seminaristas do mundo inteiro gostariam de chegar: em uma celebração presidida pelo papa Francisco, durante a Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. O jovem, membro da Comunidade Católica Shalom, foi um dos escolhidos para ir à missa presidida pelo pontífice para os bispos, na manhã do dia 27 de julho.

Franco, que representará seminaristas do mundo todo, considera o fato de ter sido chamado não apenas como uma simples escolha ou um sorteio, mas sim como um sinal de Deus se manifestando para que ele continue seguindo os seus caminhos. Pela oportunidade, ele se diz não só honrado, mas emocionado.



RENATO BEZERRA/THIAGO ROCHAREPÓRTERES 



FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1292882

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...