quarta-feira, 24 de julho de 2013

Paramoti celebra festa da padroeira



------------------------------------------------------------------------------



Paramoti. A cidade de Paramoti está em festa. Moradores da cidade estão reverenciando a padroeira do lugar Nossa Senhora Sant´anna. O tema festivo é "Ide e fazei, discípulos, entre todos nós". A romaria recebe católicos e fiéis de várias cidades do Ceará. Neste ano, o município tem motivos de sobra para comemorar a sua tranquilidade. No dia 14 de julho, seus habitantes comemoraram a passagem do cometa Halley pela região, fato ocorrido no dia 14 de julho de 1910, há exatos 103 anos. Na programação da padroeira, também uma missa foi celebrada pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José Aparecido Tosi.


Fieis homenageiam Senhora de Sant´Ana, padroeira da cidade reconhecida pelo clima de paz em seu território Foto: antonio carlos Alves



A programação prossegue até o dia 26 de julho, quando se comemora o dia de Nossa Senhora Sant´anna, com a caminhada da fé. Missas, procissões, confissões, batizados, novenas, caminhadas fazem parte do calendário religioso dos festejos. Padres de Caridade, Ocara, Aratuba, Canindé, Aquiraz, Fortaleza, Acarape, Pacajus e da paróquia de Paramoti ajudam nas celebrações.



Tranquilidade



Na cidade estão hasteadas as bandeiras de Nossa Senhora Sant´Anna, do Vaticano e do município. O coordenador dos festejos, Padre Dimas Gonçalves, responsável pela volta da cruz ao seu lugar de origem, diz que a cidade é tranquila, "graças a Deus e à ajuda da população. Estamos desenvolvendo um trabalho que está agradando e isso ajuda na evangelização de cada ser humano".



O prefeito Samuel Boyadjian afirma que diante de tamanha tranquilidade, os moradores acreditam que o espírito pacífico que ali reina já faz parte da cultura local. "Paramoti é hoje considerada um paraíso, lugar bom para se morar e viver", diz o prefeito. "Hoje, no entanto, a tranquilidade está relacionada à cruz que se encontra em frente a Igreja Matriz. Quando ela foi retirada do local, ocorreram alguns crimes, mas por pessoas de fora, ninguém do lugar", ressalta Samuel Boyadjian.



"Aqui, fazemos uma só família e esta é a razão de não existir violência", afirma Faracy Feijó, filho do primeiro prefeito de Paramoti, Aracy Feijó. "A tranquilidade da cidade foi quebrada poucas vezes".



Paramoti, na região norte do Ceará, é considerada uma das mais tranquilas do estado. "Aqui não tem violência, só brigas de vizinho e de marido e mulher", conta o policial Enéias Rodrigues. "É uma tranquilidade, não tem crime, violência, a gente vai para as festas e volta a pé, sem nenhum problema, sem medo", reforça o funcionário público Ricardo Lima, orgulhoso pela realidade pacífica da cidade.



Cruz



A famosa cruz "causadora de paz" foi instalada pelo padre Abigael de Assis. No momento em que foi posta, ele disse que "a partir de agora, ninguém que nascer aqui vai matar outro filho da terra". Desde então, segundo seus moradores, a cidade só teve quatro assassinatos e todos foram cometidos por pessoas que não nasceram em Paramoti.



E, mesmo em locais onde a agitação seria o mais natural, a calmaria impera. É o caso da emergência do hospital da cidade. E no cemitério também, onde quase não se enterra gente.



Paramoti guarda também uma relíquia de grande valor religioso cultural: o altar que o Papa João Paulo II celebrou a santa missa no dia 7 de julho de 1980 no Estádio Castelão. O objeto serve de ponto de visitação para quem chega à "cidade da paz", nesse período de festa.



Mais Informações



Igreja Matriz de Paramoti
(85) 3320.1212
Prefeitura Municipal de Paramoti
(85) 3320.1338
Sertões de Canindé


ANTONIO CARLOS ALVES


COLABORADOR 




FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1295314

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...