segunda-feira, 22 de julho de 2013

(Canindé) Cidade em que 21% dos eleitores têm o mesmo nome do papa quer receber a visita do pontífice



------------------------------------------------------------------------------

FLÁVIA MARREIRO
ENVIADA ESPECIAL A CANINDÉ (CE)



Papa no BrasilNuma sacolinha plástica, Isaíra Anastácio guarda os cabelos do filho. Ele só está em seus braços, ela garante, por obra de são Francisco. Daí sua decisão de batizá-lo --Francisco Ian-- e levar ao santo as mechas do menino.

"Ele engasgou quando tinha 28 dias de nascido. Pelejei de todo jeito e ele não desengasgava. Então me vali de são Francisco", diz a agricultora de 34 anos, ao lado da basílica de Canindé (CE), cidade que abriga a maior peregrinação das Américas para o santo em que o papa se inspirou para escolher seu nome.


Francisco Ian, 2, engrossará um grupo grande na cidade, que poderia ser chamada de "terra de Franciscos", dada a predileção pelo nome.
A devoção aparece nos números. Segundo levantamento do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto os Franciscos e Franciscas são 2,8% do eleitorado brasileiro, no sertão de Canindé a porcentagem salta para 21%.

Se a régua for o cadastro nacional único de dezembro de 2011, usado para o Bolsa Família (cerca de 40% da população brasileira), 30,7% dos homens inscritos em Canindé se chamam Francisco, recorde entre as cidades do país.
O nome do santo também está em lojas e escolas desde a fundação da cidade cearense, no século 18. É dessa época o relato de um dos pedreiros que construía a primeira igreja para são Francisco. 

Ele contou que, quando estava prestes a morrer por cair do alto da obra, chamou pelo santo e acabou salvo.
Segundo a tradição, foi essa a história que se espalhou pela região e fez surgir a peregrinação, que hoje leva milhares à estatua de são Francisco. Inaugurada em 2005, ela mede cerca de 30 m, praticamente o mesmo que o Cristo Redentor, no Rio (descontado o pedestal, de 8 m).

Romeiros à pé, de pau de arara, carros e ônibus chegam à cidade levando lembranças da graça alcançada pelo santo. Braços, pernas, sexos e cabeças confeccionados em madeira, miniaturas de carros, caminhões e ônibus, camisetas de times e mechas de cabelo, como as de Francisco Ian, vão para a "Casa dos Milagres".

TORCIDA

É esse depositário de lembranças que Isaíra acha que o papa deveria conhecer: "Ele deveria visitar o santuário, já que se chama Francisco".

Moradores da cidade, visitantes, chefes religiosos e políticos sonham que Canindé ganhe um minuto da atenção do papa em sua visita ao Rio.

Vários Franciscos participam do esforço de tentar informar o papa sobre a romaria que atrai mais de meio milhão de pessoas à cidade entre setembro e outubro --a maioria deles, muito pobres.

Um dos envolvidos na campanha é o secretário de Cultura da Canindé, Francisco Jander da Silva, 30, que acredita que uma referência do papa ajudaria a tornar a cidade conhecida nacionalmente. "Nossa romaria ainda não é um fenômeno nacional. Vem mais gente do Rio Grande do Norte, do Piauí", diz.

Coincidência ou não, os números mostram que nesses Estados a média de Franciscos inscritos no Bolsa Família supera de longe a média nacional. No Ceará, são 17,5%; no Piauí, 11,5%; no Rio Grande do Norte, 10%. Já a média no Brasil é de 3,8%.

Ao lado de Francisco Jander, o prefeito Francisco Celso Crisóstomo (PT), que é da ordem secular dos franciscanos, diz estar empolgado com a possibilidade de o papa colocar Canindé em evidência.

Segundo o político, Canindé fará parte do estande do Ceará no "FÉstival", a feira de turismo religioso que ocorrerá no Rio durante a Jornada Mundial da Juventude.

As maiores esperanças, no entanto, estão depositadas em Francisco Danilo Abreu, 26, um dos dez jovens de Canindé que vão à Jornada no Rio.
"A gente soube que o papa quer ter um encontro com os jovens que os frades franciscanos estão levando", diz. "Então existe a possibilidade de ficar mais perto dele."

Se tiver a chance, Francisco Danilo promete convidá-lo para visitar a cidade e "mostrar que são Francisco não está só na Itália, mas aqui no Brasil e aqui em Canindé".

Para o vigário da cidade, João Amilton, a simples escolha do nome pelo papa já ajuda o santuário. Com nada menos que 15 irmãos chamados Francisco ou Francisca, ele aposta que o papa popularizará ainda mais o santo e o nome dele nas pias de batismo.

"Os romeiros têm uma devoção fortíssima. Agora que o papa escolheu o nome Francisco, eles podem dizer: 'Está vendo? São Francisco tem poder! Ele é um grande intercessor diante de Deus!'."

O padre diz que, nas missas, sempre menciona o papa Francisco "com a boca cheia" e "o coração repleto de felicidade". "Com certeza, ele virá em outra [viagem]. É um papa jovem", afirma.


FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2013/07/1314216-cidade-em-que-21-dos-eleitores-tem-o-mesmo-nome-do-papa-quer-receber-a-visita-do-pontifice.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...