Mais de dois mil casos de dengue foram registrados na última semana em Fortaleza
Fortaleza registrou 2.480 casos de dengue na última semana, segundo o boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) divulgado nesta sexta-feira (1º). Com esse aumento no número de pessoas com a doença, a Capital já tem 12.302 casos confirmados.
O bairro da Capital com o maior número da doença é a Barra do Ceará, com 391 casos confirmados. Segundo é o Antônio Bezerra, com 372 confirmações. A Regional VI em Fortaleza registra 2708 confirmações, sendo a área com maior número de pessoas com histórico de dengue em 2012.
Ceará
O número de casos notificados já chega a 37.892 em todos os municípios do Ceará. Destes, 17.273 foram confirmados em 130 municípios. Os casos de mortes por dengue hemorrágica já chegam a cinco. Já o registro de óbitos causados por complicação são quatro.
Surto epidêmico
Para o coordenador de Promoção e Proteção e Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), doutor Manuel Fonseca, a tendência é haver um aumento deste número nos próximos 40 dias e explica a atual situação do vírus na capital cearense: “Fortaleza passa por um surto da dengue tipo 4, um dos vírus do mosquito Aedes aegypti. Isso não quer dizer que esse seja mais grave que a tipo um, dois ou três”.
Gripe A e dengue
De acordo com o o diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz, a coriza (secreção) que sai das vias nasais é apontada como uma das diferenças entre a gripe A e a dengue.
Ainda de acordo com Anastácio, na dengue não há presença de coriza, dor na garganta, ou seja, não há sintomas respiratórios. O médico também alerta sobre outro sintoma que confunde o paciente: “Na dengue é comum o paciente sentir dor atrás dos olhos e na gripe, ardor nos olhos. Muitas vezes as pessoas confudem esse sintomas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário