quinta-feira, 7 de junho de 2012

Festa de Corpus Christi é celebrada nesta quinta, confira a programação das missas

Festa de Corpus Christi é celebrada nesta quinta, confira a programação das missas
Nesta quinta-feira (7), é a Igreja Católica celebra a Festa de Corpus Christi, ou seja, do Corpo e Sangue de Jesus Cristo. A data sempre é comemorada na primeira quinta-feira depois da solenidade da Santíssima Trindade, celebrada no último domingo (3), mas para muitos a data não passa de um feriado a mais no calendário. Assim, o Jangadeiro Online mostra a você o que a festa significa para os cristãos.

De acordo com a Arquidiocese de Fortaleza, o momento marca a comemoração da presença de Cristo na humanidade, por meio do sacrifício eucarístico do corpo e do sangue. A data está diretamente ligada com a devoção dos católicos ao Santíssimo Sacramento (hóstia consagrada, onde está presente o corpo de Cristo), que ganhou força no século XII.

Para a Igreja, a presença se explica pela transubstanciação (transformação) do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus. “Não se trata de símbolo, imagem ou lembrança apenas, mas de uma transformação real, embora as aparências permaneçam”, afirmou o Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald, Redentorista.

Tapete

Nesta data, fiéis de muitas paróquias do Brasil se reúnem para montar o Tapete das Pastorais fazendo um caminho por onde deve passar o Santíssimo, representando a majestade do Deus filho. Na Paróquia Cristo Rei, por exemplo, os tapetes estão expostos desde ontem (5) e devem ficar expostos até 10 de junho.

Após as celebrações, as Paróquias realizam também a procissão com a presença do Santíssimo Sacramento, em sinal de penitência, de júbilo e súplicas, reafirmando a devoção pelo sacramento da eucaristia. Na Paróquia São Vicente de Paulo, no bairro Dionísio Torres, o momento acontece às 17h, logo após a celebração das 16h. Já na Cristo Rei, a caminhada será realizada depois da missa das 17h.

Confira os horários das celebrações e procissões em algumas nestas e em outras paróquias de Fortaleza:

Paróquia São Vicente de Paulo:
6h30
8h30
11h30
16h
17h – procissão
19h30


Igreja Cristo Rei (bairro Aldeota):
6h30
10h
17h


 
Obs.: A procissão com o Santíssimo Sacramento acontece logo após a missa das 17h. Percurso: avenida Santos Dumont, Isac Meyer, Costa Barros e Nogueira Acioly, com paradas nos hospitais do Gênesis e Cura Dar’s.

Igreja de São Benedito (Centro):
Missa, às 16h, seguida de procissão.


Paróquia da Paz (bairro Meireles):
Procissão às 16h30, com partida do Shalom da Paz, seguida de celebração eucarística


Igreja de Fátima (bairro de Fátima):
7h
9h
12h
17h
19h
(sem procissão)


Paróquia Nossa Senhora da Glória (bairro Cidade dos Funcionários):
8h
18h30
(sem procissão)


Obs.: Com adoração ao Santíssimo a partir das 15H.

FONTE: http://www.jangadeiroonline.com.br/fortaleza/festa-de-corpus-christi-e-celebrada-nesta-quinta-confira-a-programacao-das-missas/


Santíssimo sacramento (Foto: rccdetiangua.blogspot.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...