quinta-feira, 28 de junho de 2012


Em manual, CBF reconhece Copa União como título brasileiro do Fla
Entidade distribuiu guia no qual aponta clube como campeão em 1987, apesar de ter revogado divisão da conquista em 2011 por força de liminar

A briga entre Sport e Flamengo pelo reconhecimento oficial do título do Campeonato Brasileiro de 1987 ganhou novo e polêmico capítulo, escrito pela própria CBF. Apesar da decisão judicial que aponta o clube pernambucano como único vencedor do torneio, a entidade disse, no guia oficial do Brasileiro 2012, que o clube carioca também é campeão brasileiro de 1987. Na página da equipe rubro-negra, consta o título da Copa União de 1987 seguido de um asterisco, com a legenda afirmando que o torneio é equivalente ao título nacional. Na parte que cabe ao rubro-negro pernambucano há a menção como campeão brasileiro daquele ano. A CBF informou que houve um erro no material enviado à gráfica.

A confusão jurídica que se arrasta há anos envolve não apenas Flamengo e Sport, mas também o São Paulo, que, em maio deste ano, se viu forçado a devolver a Taça das Bolinhas à Caixa Econômica Federal por conta de uma decisão da Justiça do Rio. O clube paulista ficará com a taça se os tribunais decidirem, em definitivo, que somente o clube pernambucano é o campeão.
guia do Campeonato Brasileiro CBF Flamengo 1987 (Foto: Reprodução)Guia do Brasileiro distribuído pela CBF reconhece o Flamengo como campeão em 1987 (Foto: Reprodução)
No caso de título dividido, conforme a CBF reconheceu em fevereiro de 2011, o troféu iria para a Gávea. A entidade, porém, fora obrigada a voltar atrás dessa decisão no ano passado, por força de liminar da Justiça de Pernambuco. A CBF, na ocasião, emitiu uma resolução da presidência assinada em 14 de junho de 2011 pelo então presidente Ricardo Teixeira apontando o Sport como único campeão e revogando a divisão do título que havia sido promulgada em fevereiro daquele ano.
Consultada sobre o caso, a CBF informou através do seu departamento de comunicação que houve um engano no material enviado à gráfica e que a entidade cumpriu a decisão judicial no sentido de revogar a divisão do título de 87 entre Flamengo e Sport.

Quando as perguntas passam a ser direcionadas aos clubes, o tom muda. O presidente em exercício do Flamengo, Hélio Paulo Ferraz, qualificou como "choro de perdedor" as tentativas do Sport de impedir o reconhecimento do clube carioca, rejeitando também a divisão do título de 1987. Chegou a brincar com palavras de Nelson Rodrigues e afirmou que CBF reconheceu o óbvio no manual.
A CBF, como entidade máxima do futebol brasileiro, tem de reconhecer o óbvio, o Flamengo é campeão. O resto é conversa de cerca-lourenço"
Hélio Ferraz, presidente em exercício do Flamengo
- Você tem alguma dúvida que o Flamengo é campeão? Isso é choro de perdedor, futebol se ganha no campo, e no campo o Flamengo foi campeão, não há a menor dúvida. A CBF, como entidade máxima do futebol brasileiro, tem de reconhecer o óbvio, o Flamengo é campeão. O resto é conversa de cerca-lourenço. Essa questão judicial está em andamento, a Justiça tarda mas não falha. É aquele negócio que dizia o Nelson Rodrigues: só os profetas conseguem ver o óbvio, e se os fatos contradizem os profetas, pior para os fatos.
Já o presidente do Sport preferiu encarar a publicação como um engano da entidade e alegou que o importante é que "judicialmente está decidido". Ao contrário de Ferraz, ele considera que não há mais possibilidade de reverter a decisão que obrigou a CBF a apontar a equipe nordestina como única campeã de 1987.
- Acho que deve ter havido algum engano. A própria CBF já retirou isso. Deve ter sido alguma coisa gráfica. Em função da ordem judicial, o Sport já foi reconhecido como único campeão pela CBF. O Flamengo perdeu em todas as instâncias, perdeu tudo, não tem mais o que discutir. Não vou me estressar com um manual. Da mesma forma, o Flamengo coloca isso nas suas publicidades. O importante é que judicialmente isso já está decidido - disse Gustavo Dubeux.
Entenda o caso
guia do Campeonato Brasileiro CBF (Foto: Reprodução)Capa do guia da CBF: cena da peça de teatro 'Fim
de partida', de Samuel Beckett (Foto: Reprodução)
A Taça das Bolinhas foi criada para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado pela CBF que o primeiro clube que vencesse a competição três vezes seguidas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do troféu. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (há, até hoje, uma disputa sobre quem foi o campeão de 1987, Flamengo ou Sport - a CBF chegou a reconhecer o Flamengo como campeão, mas teve de voltar atrás cumprindo uma decisão judicial).

Em 1987, o Brasileiro quase não aconteceu. A CBF disse que não tinha condições de organizar o torneio. Treze dos principais clubes brasileiros fundaram o Clube dos 13 e criaram a Copa União com 16 times. A CBF, porém, voltou atrás e obrigou os clubes a participar de seu campeonato - transformando a Copa União no módulo verde de um campeonato de 32 clubes (os outros 16 fizeram parte do módulo amarelo). O clube dos 13 aceitou a priori - mas se recusou no fim do torneio a participar de um cruzamento entre os módulos - dizendo que o verdadeiro campeão brasileiro era o Flamengo, vencedor da Copa União.
Depois de um cruzamento com W.O.s, a CBF declarou o Sport como campeão brasileiro. O Conselho Nacional de Desportos, órgão governamental, chegou a rever a decisão, mudando o regulamento para reconhecer o título do Flamengo. O Sport entrou na Justiça para validar o regulamento da CBF - e obteve uma sentença a seu favor na Justiça Federal. Os outros interessados recorreram - mas o último recurso foi julgado improcedente em 1999.
Acho que deve ter havido algum engano. Em função da ordem judicial, o Sport já foi reconhecido como único campeão pela CBF. O Flamengo perdeu em todas as instâncias, perdeu tudo, não tem mais o que discutir. Não vou me estressar com um manual "
Gustavo Dubeux, presidente do Sport
Em 2011, a CBF chegou a reconhecer o título do rubro-negro carioca como brasileiro - alegando que reconhecer a Copa União era algo semelhante ao que foi feito com os títulos do chamado "Brasileirão Unificado" de Palmeiras, Santos, Fluminense, Bahia e Botafogo. Mas, como a sentença transitou em julgado, o Sport acionou a Justiça novamente - e a CBF foi obrigada a "desreconhecer" o título rubro-negro.
Como pano de fundo, há a briga pelo troféu que iria para o primeiro pentacampeão brasileiro - a Taça das Bolinhas. Depois de anos guardada num cofre da Caixa Econômica Federal, enquanto o imbróglio não era resolvido, a CBF apontou o São Paulo no início de 2011 como primeiro pentacampeão. A taça foi entregue ao clube paulista. A seguir, a CBF mudou de ideia e reconheceu o título rubro-negro. O Flamengo foi à Justiça e conseguiu que a taça voltasse para a Caixa Econômica até que o clube termine seus processos legais pelo reconhecimento do título de 1987. O pedido foi acatado pela 18ª Câmara Cível do Rio de Janeiro, que emitiu medida cautelar ordenando o São Paulo a devolver o troféu, o que foi feito em maio deste ano. A Taça das Bolinhas continua sem dono, assim como a discussão sobre o campeonato de 1987 continua sem fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...