quinta-feira, 7 de junho de 2012

9 milhões de alunos disputam vagas em universidades no 'Enem chinês'
São oferecidas 6,85 milhões de vagas nas universidades do país.
Mais de 1.500 pessoas foram presas por suspeitas de tentativa de fraude.


Estudante comemora após sair da prova do exame nacional do ensino médio chinês (Foto: Reuters)
Estudante comemora após sair da prova do exame nacional do ensino médio chinês (Foto: Reuters)
 
Cerca de 9 milhões de estudantes fizeram nesta quinta-feira (7), na China, o Gaotao, o exame nacional do ensino médio daquele país. O 'Enem chinês' seleciona 6,85 milhões de estudantes para as universidades chinesas. O estudo é intenso para superar a grande concorrência para as universidades de ponta.

Chegar a uma boa universidade é visto pelos chineses como um caminho para o sucesso, e o vestibular no país é extremamente competitivo. Este ano, cerca de 1.500 pessoas foram presas suspeitos de vender minúsculos transmissores de longa distância que podem ser escondidos na orelha.

Painel com monitores mostra os estudantes fazendo a prova na China (Foto: Reuters)
Painel com monitores mostra os estudantes fazendo a prova na China (Foto: Reuters)
 
saiba mais
Além disso, estudantes estariam tomando injeções intravenosas para se sair bem no vestibular. As experiências médicas sempre foram comuns na China, mas dessa vez estão provocando muitas discussões.

Uma escola em Xiaogang usou injeções com aminoácidos para aumentar a energia dos estudantes, e isso é feito em plena sala de aula. Os médicos garantem que isso não faz mal aos alunos.

Há relatos ainda de que meninas recorreram às injeções de hormônios e pílulas anticoncepcionais para atrasar a menstruação e ter mais energia durante a prova.

Para garantir a segurança, as autoridades chinesas iriam usar bloqueadores de sinal sem fio e detectores de freqüência para evitar a fraude, bem como scanners de impressões digitais para verificar a identidade dos que fazem o exame. As salas dos locais de provatêm câmeras e os fiscais acompanham tudo por uma central de monitoramento.

Mãe reza enquanto filha faz a prova em Nanjing (Foto: Reuters)
Mãe reza enquanto filha faz a prova em Nanjing (Foto: Reuters)
 
Indústria

Pais mais abastados alugaram casas próximas aos 7.300 locais de exames em todo o país. Nos hotéis e pensões, quartos com números da sorte para os chineses, como seis - que simboliza o sucesso na cultura chinesa, ou oito, que representa a riqueza, são os mais disputados.

O exame também deu origem a uma indústria nova e lucrativa - a baomu gaokao - ou "babás exame" - que têm a tarefa de cuidar de alunos durante o período de exames.

"As babás são bem qualificadas, com pelo menos um diploma de nível universitário", disse Jennifer Liu, gerente de marketing de uma agência que fornece ajuda. "Elas estão lá para ajudar os alunos - cozinhar refeições, lavar roupa, tutor dos alunos e prestar apoio para o seu bem-estar mental."

Do lado de fora das escolas onde são aplicadas as provas, os pais rezam pelos filhos e os aguardam ansiosos por um bom desempenho.

FONTE: http://g1.globo.com/vestibular-e-educacao/noticia/2012/06/9-milhoes-de-alunos-disputam-vagas-em-universidades-no-enem-chines.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...