quinta-feira, 7 de junho de 2012

Montadora exige cabotagem para se instalar no CE
Fonte ligada ao governo estadual revelou que Cid Gomes vai pedir ajuda a Dilma Rousseff para adquirir embarcação

A compra de um navio de cabotagem para transporte de veículos seria a principal exigência que vem emperrando a vinda da norte-americana General Motors (GM), fabricante de carros da marca Chevrolet, para o Ceará. A informação foi confirmada, ontem, ao jornal, por uma fonte ligada ao governador do Estado, Cid Gomes. "A Chevrolet só vem se o governo (estadual ou federal) comprar um navio de cabotagem que vale US$ 185 milhões", afirmou a fonte, que preferiu não se identificar, acrescentando que "a montadora não fechou, ainda, por esse motivo".


A GM é responsável, dentre outras marcas, pela produção de carros Chevrolet Foto: AGÊNCIA REUTERS

"O Estado já ofereceu tudo o que estava a seu alcance para atrair essa fábrica de automóveis. O governador Cid Gomes vai à Dilma Rousseff pedir recursos para adquirir esse navio. Falta apenas o apoio do governo federal para que a Chevrolet venha para o Ceará", reforçou.

Outra exigência da GM, revelada ontem pela fonte ao jornal, é de que a Cearáportos, administradora do Porto do Pecém, deveria ter sua razão social modificada para "Cearáportos e Cabotagem", a fim de possibilitar alterações necessárias em sua infraestrutura para receber o tipo específico de navio, chamado de roll on roll off, mas também conhecido como rôs-rôs.

"Somente atendendo a essas condições essenciais, a Chevrolet aceita abrir o canal de negociação com o Estado", disse, destacando que o ´acertado´, em Brasília, até o momento, "é a Chevrolet para o Ceará, a Fiat em Pernambuco, e a ampliação da Ford, na Bahia", concluiu.

Cid sinalizou atender

No mês passado, durante o lançamento do Pacto pelo Pecém, celebrado no plenário da Assembleia Legislativa, o próprio governador Cid Gomes chegou a divulgar que pretendia comprar um navio de cabotagem e, também, que já estava providenciando a mudança do nome da Cearáportos. "É um prognóstico. Pode se concretizar ou não. E eu acredito que vai", chegou a declarar aos deputados, na ocasião.

O presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Roberto Smith, não confirmou a informação. A assessoria de imprensa do governo estadual também não. Até o fechamento desta edição, a GM do Brasil não tinha respondido a demanda feita pelo jornal.

Determinação federal

No fim de maio, o secretário estadual da Fazenda, Mauro Benevides Filho, chegou a afirmar que dentro de 60 dias o processo de captação da montadora seria finalmente encerrado. Dias depois, ainda sem identificar a marca da fabricante de automóveis, ele disse que restava apenas uma maior participação por parte do governo federal no empenho de atrair o empreendimento para o Ceará.

"O governo estadual já disponibilizou todas as condições fiscais, que foram aceitas pela montadora. Só depende, agora, dos benefícios do governo federal. Nos próximos 30 a 60 dias, haverá uma definição", tinha ratificado o titular da Sefaz-CE, na semana passada.


ILO SANTIAGO JR.
REPÓRTER

FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1146034

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...