Escola Popular de Paramoti: lição passada adiante
Ex-aluna de um programa que prepara jovens da zona rural do Ceará para entrar na universidade, Aurenir Luz criou um projeto no mesmo formato e ajuda estudantes da pequena cidade de Paramoti

Aos 27 anos, a cearense filha de agricultores da região viveu de perto essa realidade. Logo depois de se formar no ensino médio, descobriu o Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE), criado em 2005 para ajudar a preparar jovens a entrar para a universidade, e passou a frequentar os grupos de estudo na região de Cipó, vizinha à Paramoti. Em 2006, depois de ganhar uma bolsa e ser aprovada para o curso de Marketing na Faculdade de Tecnologia do Nordeste (FATENE), Aurenir decidiu usar o que o aprendeu e criou um projeto no mesmo modelo voltado para os jovens do seu próprio município.
“Em seis anos, já conseguimos levar 26 estudantes de origem popular para a universidade”, comemora Aurenir, que se formou em 2010 e hoje trabalha da Secretaria de Educação do Estado, em Fortaleza – além de comandar o trabalho da Escola Popular Cooperativa de Paramoti.

Criado pelo PRECE, o formato das aulas estimula estudos colaborativos em grupo, incentivando a troca de experiência e conhecimento. O programa conta hoje 2.000 mil alunos em cinco municípios do Ceará e 13 escolas populares cooperativas no total, incluindo a de Paramoti. “Nossa expectativa este ano é dar ainda mais oportunidades para os jovens da zona rural”, defende Aurenir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário