segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Seca no Ceará: chuvas devem cair somente em fevereiro de 2013

A Funceme informou que só vai divulgar a primeira previsão oficial da quadra chuvosa no início de janeiro






Sertanejo terá que esperar até fevereiro de 2013 o período de chuvas no Ceará. Foto: Omar Jacob
O estado do Ceará passa pelo pior período de estiagem dos últimos 29 anos. A estiagem acarretou um prejuízo de milhões de reais, além da grande perda da produção de grãos, de leite e da criação de gados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as chuvas devem cair somente em fevereiro de 2013.
Em 2012, as precipitações observadas no estado ficaram em 50,7% abaixo da média histórica, de acordo com aFundação Cearense de Meteorologia (Funceme). A média climatológica para o período é de 606,4 milímetros e choveu 299,2 milímetros. Em janeiro de 2012, a Funceme divulgou o prognóstico da estação chuvosa em que havia grande probabilidade de chuva entre a média e abaixo da média para todo o ano.
Para o próximo ano, a Funceme informou que só vai divulgar a primeira previsão oficial da quadra chuvosa no início de janeiro. “Ainda não podemos dizer os números com precisão. O que podemos antecipar é que dezembro será um mês de chuvas pouco significativas”, afirma a meteorologista Dayse de Morais.
Prognóstico de chuvas
Apesar da Funceme só divulgar o prognóstico em janeiro, um dos responsáveis pelas pesquisas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Mozar de Araújo, antecipou que a previsão para o início das chuvas no Ceará é no mês de fevereiro de 2013. “E mesma que seja no período de chuva, corre o risco de não ser suficiente para resolver o problema. A probabilidade é que chova menos que a média”, explicou.
A meteorologista do Inmet Danielle Barros Ferreira, afirmou que a estiagem permanecerá nos próximos três meses, a começar por dezembro. “[A previsão] continua indicando maior probabilidade de ocorrência de chuvas na categoria abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Nordeste, ou seja, maior probabilidade que a estiagem permaneça neste trimestre”.
Além disso, Danielle Ferreira ressaltou que normalmente a quadra chuvosa do Ceará inicia-se no mês de fevereiro e estende-se até maio, “porém não se pode afirmar se realmente haverá chuvas mais regulares a partir de fevereiro, pois estamos em um período em que a temperatura da superfície do mar (TSM) do Oceano Pacífico está neutra, não havendo uma caracterização de efeitos do El Niño (aquecimento do Oceano Pacífico – chuvas fracas no Ceará) ou La Niña (resfriamento do Oceano Pacífico – chuvas no Ceará)”, disse.
De acordo com a meteorologista, esses efeitos dependem de outros aspectos, como a temperatura no Oceano Atlântico próximo a costa do Nordeste. “Por exemplo, uma TSM acima da média no Atlântico próximo à Região Nordeste, tende a aumentar as chuvas desta região, pois mantém a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o estado. Lembrando que este sistema é o principal causador de chuvas na região. Portanto, tudo irá depender do comportamento dos oceanos, bem como a formação e a localização da ZCIT sobre a região”, informou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...