terça-feira, 27 de novembro de 2012





Ceará tem três municípios com risco de surto de dengue



Segundo o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2012, 3 municípios do Ceará estão em risco de surto de dengue. Quixadá, Tejuçuoca e Baturité têm alto potencial de proliferação do mosquito. Outras oito cidades cearenses estão em alerta.
Entre os 8 municípios que estão em alerta, dois são da Região Metropolitana de Fortaleza: Caucaia e Horizonte. Completam a lista  Tauá, Canindé, Quixeramobim, Parambu, Pacatuba e Crateús.
Para ser classificado em situação de risco, o município precisa apresentar larvas de mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. Para o risco de alerta, o número deve estar entre 1% e 3,9%.
Dos municípios pesquisados em todo o Brasil, 77 apresentaram situação de risco.

R$ 173,3 mi contra a dengue

Visando o combate ao mosquito transmissor da dengue e o controle da doença, o Ministério da Saúde repassará R$ 173,3 milhões a todos os estados e municípios brasileiros. O valor representa um aumento de 87% em relação à verba destinada às ações de vigilância e prevenção da dengue.

A pesquisa

O levantamento foi realizado pelas secretarias municipais de saúde e traça um panorama geral para a identificação de focos concentrados de reprodução do mosquito transmissor da dengue e foi realizada em 1239 municípios de todo o Brasil, um acréscimo de 31% com relação à pesquisa de 2011.
Preocupação com o período de transição de governosPara o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os novos prefeitos não devem descuidar das medidas de prevenção da doença. “Nós fazemos um alerta e um pedido para que os prefeitos municipais, nesse período de transição, não deixem de dar continuidade às ações de combate à dengue", afirmou o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...