sexta-feira, 23 de novembro de 2012


51 açudes estão com volume inferior a 30% no Ceará



Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), 51 açudes, dos 139 monitorados pelo órgão em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), estão com volume inferior a 30%. A maior parte dos reservatórios cujos volumes não chegam a metade da capacidade compreendem municípios abastecidos pelas bacias dos Sertões de Crateús, Metropolitana, Salgado, Médio Jaguaribe, Litoral, Curu, Coreaú, Acaraú, Banabuiú, Baixo e Alto Jaguaribe.

O reservatório com menor volume é o Madeiro, localizado em Pereiro, com 5.16% da capacidade. O açude com maior volume é o do Gavião, localizado em Pacatuba, com 30,87 m3 de água, o que representa 92,7% da capacidade. Também é o único com volume acima de 90%. Nenhum açude está sangrando no momento.

De acordo com o meteorologista da Funceme, Paulo José, ainda não é possível prever quando o quadro de estiagem será modificado. Para discutir a situação climática e as perspectivas do inverno no Ceará, esperado para ocorrer entre os meses de fevereiro e maio, será realizado em janeiro de 2013, em Fortaleza, um encontro que reunirá núcleos de meteorologia e entidades ligadas ao clima.

A falta de chuvas no Ceará tem provocado escassez de água em todo o Estado. Na última terça-feira, 20, o Governo do Ceará decretou situação de emergência em 174 municípios afetados pela estiagem.

Redação O POVO Online



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...