sábado, 26 de novembro de 2011


Tudo pronto para lançamento de robô a Marte


RIO - Está tudo pronto para o lançamento de uma das mais ambiciosas missões espaciais já elaboradas pela Agência Espacial Americana. A Nasa envia ao espaço no sábado pela manhã o último de seus robôs marcianos, chamado Curiosity. Com aproximadamente uma tonelada e do tamanho de um carro pequeno, o veículo de seis rodas é uma versão bastante aprimorada dos outros equipamentos já enviados ao planeta.
A máquina leva dez sofisticados instrumentos, entre eles uma furadeira e um equipamento a laser, para descobrir se Marte tem ou já teve alguma forma de vida. O robô, chamado oficialmente de Laboratório de Ciências de Marte (MSL, em inglês), é dotado de uma bateria de plutônio e, os cientistas responsáveis pela missão acreditam, tem capacidade para funcionar por mais de dez anos. O mais provável é que os equipamentos do veículo se desgastem antes de sua bateria acabar.
- A missão do MSL é incrivelmente importante para a agência, tão importante quanto a do Hubble - afirmou o diretor do Programa de Exploração de Marte, Doug McCuistion.
A agência investiu nada menos que US$ 2,5 bilhões no projeto e tem enfrentado um aonda de críticas por conta dos atrasos do programa e o aumento do orçamento. Mas acredita que tudo isso desaparecerá assim que o novo robô alcançar a superfície do planeta vermelho, dentro de oito meses e meio. Este é o tempo que o veículo levará para chegar a Marte, a 570 milhões de quilômetros de distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...