terça-feira, 23 de outubro de 2012


Novos temas de atualidades que podem cair no Enem


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está chegando e é necessário se preparar para o provão, pois ele cobra conhecimentos de atualidades. Você está preparado? Confira 8 temas de atualidades que podem cair no Enem


Imagen relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Assuntos extremamente atuais, como a morte do historiador Eric Hobsbawn, por exemplo, não devem constar na prova


Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é conhecido por conter questões que trazem o aluno para a discussão da sociedade na qual ele está imerso. Ao tirar o estudante das margens e fazê-lo pensar, não é de se assustar que o provão cobre conhecimentos deatualidades. Há 4 meses, publicamos uma matéria com 10 possíveis temas a serem cobrados no Enem de atualidades. Agora, trazemos mais 8 deles.


Segundo o professor Dario Feltrim, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, “o Enem é feito no final do ano. Portanto, os assuntos de atualidades englobam acontecimentos do meio do ano passado ao meio deste ano”. Consequentemente, segundo o docente, assuntos extremamente atuais, como a morte do historiador Eric Hobsbawn, por exemplo, não devem constar na prova.

Entretanto, é interessante continuar de olho nas notícias, para ter um parâmetro do que está acontecendo desde que aquela guerra estourou, ou desde que aquela crise começou. Por isso, os 8 temas propostos não são de máxima atualidade, mas um complemento da reportagem da Universia Brasil publicada em junho.


Confira 8 temas de atualidades que podem cair no Enem:



8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 1. Crise do Paraguai

O Paraguai tem estado nos tabloides brasileiros com frequência por dois motivos: a queda de seu antigo presidente Fernando Lugo, por um golpe político e o afastamento do país do Mercosul. Segundo o professor Dario Feltrim, “o novo presidente paraguaio está menos do lado da população e mais do lado dos donos de terra”. Além disso, recentemente o mapa do Mercosul foi alterado, com a saída do Paraguai e a possível entrada da Venezuela.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 2. WikiLeaks e Equador

Para quem não sabe, o WikiLeaks é uma organização sem fins lucrativos que divulga informações confidenciais sobre diversas nações do mundo. Por exemplo, o site, cujo editor é Julian Assange, já divulgou diversas informações de guerra sobre os Estados Unidos, que colocaram o país em uma situação delicada perante outras nações. Todos esses “furos” causaram a extradição de Assange dos mais variados países, obrigando o jornalista sair em uma verdadeira caça em busca de embaixadas que lhe oferecessem asilo político. O Equador foi este país; chamando atenção por ser governado por um presidente populista, que é antagonista à frente mundial neoliberalista. A pátria cuja capital é Quito “faz parte do grupo dos ‘populistas’ da América Latina e está nesse clã ao lado da Argentina, da Bolívia, da Venezuela e da Nicarágua”, segundo o Dario Feltrim.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 3. Aquíferos

Segundo o professor de geografia da Oficina do Estudante, “aquíferos são lagos subterrâneos de grande profundidade e frequentemente são cobrados no Enem. O mais famoso no Brasil é o aquífero de Guarani e, como muitos outros, está sendo contaminado. Além disso, existe o aquífero Alter do Chão, com uma quantidade de água 2 vezes maior do que o de Guarani e localizado sob os estados do Pará, Amazona e Amapá”.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 4. Revisão da política de imigração brasileira

“Devido ao trabalho assistencial que o Brasil tem realizado no Haiti desde o terremoto, muitos haitianos têm emigrado para o Brasil em busca de uma vida melhor. Além disso, muitos europeus têm vindo ao Brasil em busca de emprego e porque o País tem carência de mão-de-obra especializada. Talvez seja a hora de rever a política de imigração brasileira. Muita gente agora quer conseguir o passaporte brasileiro. Será que isso causará xenofobia? É um bom tema para ser explorado pelo Enem", explica o docente.


10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 5. Mensalão

"O julgamento do Mensalão tem marcado a história da democracia brasileira, por romper com a carga de impunidade que leva a política no Brasil. Além disso, é um bom tema para ser explorado na redação do provão, pois envolve ética", explana Dario Feltrim.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 6. Eleição para presidente dos Estados Unidos

Obama X Romney? Qual é melhor para o Brasil? Qual é melhor para os Estados Unidos? Segundo o professor, “o Obama fez um bom trabalho com a saúde nos Estados Unidos e se destaca por ser um presidente negro que presta assistência a minorias. Os republicanos (partido de Romney) são mais neoliberais e individualistas, já os democratas (partido de Obama) acreditam que o Estado deve promover o bem-estar social. Entretanto, estes últimos são mais protecionistas e isso, de certa forma, prejudica a economia brasileira. Em geral, o Brasil se dá melhor economicamente com presidentes republicanos”.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 7. 20 anos do impeachment do Collor

Um marco da democracia brasileira, o impeachment do Collor foi inédito porque foi a primeira vez que o Brasil tira um presidente de forma democrática. “O acontecimento faz 20 anos em 2012 e pode ser cobrado no Enem. Portanto, é interessante revisar sobre o mandato de Collor e por que ele foi deposto”, aconselha o docente.


8 temas de atualidades que podem cair no Enem - 8. Nova classe média brasileira

Segundo o professor Dario Feltrim, “agora 60% da população brasileira está na classe média, a grande salvadora do Brasil nessas diversas crises pelas quais passamos desde a bolha financeira nos Estados Unidos em 2008. O que nos salvou foi nosso mercado interno fomentado por linhas de crédito e financiamentos”. Entretanto, de acordo com o mesmo, “o crescente endividamento da nova classe média brasileira reflete uma falta de educação financeira, o que pode comprometer nossa economia”.

As provas do Enem serão realizadas no dia 3 e 4 de novembro e terão início às 13h (horário de Brasília). O exame tem quatro provas objetivas que tratarão de quatro áreas do conhecimento. Confira o mapeamento de todas as provas do Enem desde a sua primeira edição para saber o que mais caiu no provão desde 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...