sexta-feira, 26 de outubro de 2012


Biodiesel terá papel de destaque

E o Ceará irá desempenhar importante função ao desenvolver tecnologia para o aproveitamento de óleo de peixe para biodiesel. Projeto piloto é do Nutec (UFC) e beneficiará toda cadeia produtiva

DÁRIO GABRIEL, EM 17/6/2009
A parceria tem como objetivo o aproveitamento de óleo de peixe para biodiesel, já feito aqui no CE

No mesmo dia em que a presidente Dilma Rousseff lançou o Plano Safra da Pesca e Aquicultura 2012/2013/2014, a Petrobras Biocombustível e o Ministério da Pesca e Aquicultura assinaram, ontem, no Palácio do Planalto, memorando de entendimentos para ampliar programas cooperativos com foco na pesquisa e produção de biodiesel a partir de matéria-prima residual do pescado.

A Petrobras Biocombustível já desenvolve iniciativas para avaliar o aproveitamento de óleo de peixe para biodiesel. Um exemplo é a parceria no projeto piloto Biopeixe, de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec) e realizado com piscicultores da região de Jaguaribara, no Açude Castanhão.

Lindberg Gonçalves, presidente do Nutec, diz que o projeto - financiado pelo Governo do Ceará e Banco do Nordeste (BNB) com recursos da ordem de R$ 248 mil, divididos meio a meio - tem como objetivo a fabricação de um equipamento capaz de extrair óleo das vísceras dos peixes para transformação em biodiesel pela Petrobras. “A borra resultante do processo ainda pode ser transformada em ração animal”, observa Gonçalves.

O equipamento entrará em teste operacional de campo ainda este mês, garante o presidente do Nutec. A primeira unidade será instalada no município de Pentecoste. A data exata está dependendo apenas da agenda do ministro da Pesca, Marcelo Crivella.

Protótipo
O protótipo do equipamento foi desenvolvido no âmbito do projeto Biopeixe pelo professor José Tarcísio Costa Filho, do departamento de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará (UFC). A máquina tem capacidade de produção de 25 litros de óleo/hora. “Uma estimativa grosseira do volume de peixe tratado no Ceará possibilitaria o funcionamento da Usina de Biodiesel da Petrobras em Quixadá por 30 dias”, calcula.

A expectativa do Nutec é de que seja implantada uma máquina em cada cooperativa de beneficiamento de pescado no Estado, o que vale tanto para peixes produzidos em cativeiro, açudes e lagoas como para os oriundos de atividades extrativistas.

O Ceará produziu, em 2010, 92,2 mil toneladas de pescado, tanto na modalidade extrativa como de aquicultura (cativeiro). Em 2009 este volume havia chegado a 88,7 mil toneladas. Os dados são do Ministério da Pesca e Aquicultura.

SERVIÇO 

Veja o Plano Safra da Pesca e Aquicultura em
http://www.opovo.com.br/extra/municipiosanatel.pdf

FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/10/26/noticiasjornaleconomia,2942814/biodiesel-tera-papel-de-destaque.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...