sexta-feira, 18 de maio de 2012


Universidade é inaugurada e oferecerá cursos de forma gratuita

Novo equipamento de formação e capacitação foi inaugurado ontem, no Centro. A Universidade do Trabalho Digital (UTD) oferecerá formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de forma gratuita

FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
A UTD possui capacidade de formar até 1.524 pessoas por ano

O interesse em tecnologia é antigo e encontrou reforço durante o ensino médio realizado em escola profissionalizante com foco em informática. O curso avançado em Java, oferecido pela recém-inaugurada Universidade do Trabalho Digital (UTD), será um aprofundamento para Elisvelton Teixeira, 20, que estuda análise e desenvolvimento de sistemas. 

Com foco em estudantes egressos do sistema público e nos comerciários do Centro, a UTD oferecerá formação básica e avançada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os cursos serão oferecidos no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira. O equipamento teve investimento superior a R$ 3 milhões e possui capacidade de formar até 1.524 pessoas por ano.

Para o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, o fato de o equipamento estar instalado no Centro representa “uma contribuição do Estado para a requalificação” da área.

O secretário apontou que a UTD possibilitará a democratização das oportunidades de acesso aos cursos de TIC, uma área considerada por ele como estratégica para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Cursos de iniciação a softwares livres e qualificações especializadas em TIC serão oferecidos.

Incubadora de ideias

Uma metodologia de ensino e aprendizado diferenciado, que estimule a aprendizagem e seja prazerosa. Essa é a proposta dos cursos oferecidos pela UTD, conforme explicou Geórgia Aguiar, presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), parceiro do equipamento.

Oito turmas já participaram dos cursos no ano passado e o retorno foi muito positivo, avaliou Geórgia. “Era um compromisso do governador começar ainda em 2011, então a gente se dispôs a começar, mesmo em outra estrutura”. Para ela, os cursos, que acontecem nos três turnos, movimentarão ainda mais a área.

Para Ramir Holanda, um dos idealizadores do projeto que resultou na UTD, a iniciativa permitirá que os jovens do Estado sejam qualificados e ocupem as vagas desse setor, presente em todos os grandes projetos atuais. Ele explica que, no Ceará, muitas empresas apresentam vagas que são ocupadas por pessoas de fora, pois os profissionais não apresentam as qualificações necessárias.

Ele ressaltou o foco do equipamento no empreendedorismo. Segundo Ramir, o jovem vai entender que as boas ideias podem ser desenvolvidas e resultar em geração de emprego e renda. “Vai ser possível dizer para o jovem que ele não precisa ser somente empregado, ele pode ter uma ideia legal e desenvolver. Esse é o passo futuro da UTD: apoiar bons projetos. É um processo de incubadora de ideias”.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) funciona no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira. Cursos de básicos e avançados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação são oferecidos de forma gratuita.

Serviço
Universidade do Trabalho Digital (UTD)
Onde: no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira
Mais informações: (85) 3101 6466/ 3101 6456/ 3101 6433

Saiba mais 
Cursos ofertados

Iniciação digital; PHP; Linux avançado; Java; Design gráfico; Conectividade e Segurança da Informação. Em todos os cursos há um módulo de empreendedorismo. 

Quem pode participar
Curso de iniciação: pessoas alfabetizadas e com idade a partir de 16 anos. Cursos de qualificação: o aluno também deve comprovar conhecimentos em informática. 


FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2012/05/18/noticiasjornalfortaleza,2841531/universidade-e-inaugurada-e-oferecera-cursos-de-forma-gratuita.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...