quinta-feira, 17 de maio de 2012


Com um a menos, Flu perde do Boca por 1 a 0 em noite de Cavalieri

Tricolor segura pressão do time argentino na Bombonera, e terá de vencer por 2 gols de vantagem no Rio para avançar para a semi da Libertadores


Com um jogador a menos desde os 33 minutos de partida, quando Carlinhos foi expulso, o Fluminense até que conseguiu sair da Bombonera nesta quinta-feira, com poucos prejuízos. Com Diego Cavalieri em notie inspirada, o Boca Juniors sofreu para vencer o time brasileiro, por 1 a 0, e poderá até perder por um gol de diferença, desde que faça um no Rio de Janeiro, dia 23, para se classificar para a semifinal da Taça Libertadores. O Tricolor terá de vencer por no mínimo dois gols de diferença para avançar ou por 1 a 0 e levar a decisão da vaga para os pênaltis.

A princípio, o adversário do vencedor deste confronto será Libertad-PAR ou Universidad de Chile. No entanto, se o Tricolor se classificar, e o Santos, não, o rival do time carioca será Vasco ou Corinthians. Caso Boca e Vélez Sarsfield se classifiquem, eles terão obrigatoriamente que medir forças na semifinal.

Quem esperava uma blitz do Boca no início da partida se enganou redondamente. O time da casa parecia querer estudar o Flu, que entrou com personalidade em campo, tomando as iniciativas de ataque. O tricolor se mostrava mais perigoso e quase marcou o primeiro aos 12. Jean recebeu na área passe de cabeça de Wagner, livrou-se de um zagueiro e tocou por cima de Orión. A bola passou raspando a trave direita do goleiro do time argentino. Um minuto depois, Rafael Moura por pouco não alcança na pequena área um cruzamento rasteiro de Rafael Sobis.

Timidamente a equipe da casa ia ao ataque e só conseguiu uma boa chance, aos 16, numa cobrança de falta feita por Riquelme da direita que Roncaglia completou, pressionado. Diego Cavalieri salvou com o pé direito para escanteio. O lance animou o Boca, que logo em seguida teve nova chance em chute de Roncaglia, que Cavalieri não segurou e Cvitanich quase completou. A blitz demorou, mas chegou: aos 21, Cvitanich perdeu outra grande chance cabeceando livre, no meio da zaga tricolor, por cima.

Cavalieri e Cvitanich , Boca Juniors x Fluminense (Foto: Agência AFP)
Cavalieri, o destaque do jogo, observa Cvitanich reclamar da arbitragem (Foto: Agência AFP)
 
A partir daí, a partida ganhou a configuração que se esperava desde o princípio: a equipe argentina em cima e a brasileira entrincheirada, esperando o momento certo para contra-atacar. No entanto, o Boca tinha dificuldades de penetração, mas ganhou um presente aos 33: Carlinhos, que já havia recebido cartão amarelo, meteu o braço esquerdo na bola, ganhou o segundo e foi expulso de campo pelo árbitro colombiano José Buitrago.

Abel pôs imediatamente Thiago Carleto para aquecer, mas em dúvida sobre quem tiraria demorou a recompor o seu lado esquerdo, justamente por onde o time da casa criava suas melhores jogadas. Foi por ali que Mouche penetrou e bateu de virada de dentro da área, obrigando Cavalieri a fazer difícil defesa, aos 40. Enquanto o técnico do Flu pensava, Wagner jogava (mal) improvisado na lateral-esquerda.

E o Boca martelava, aos 43 teve duas chances seguidas: a primeira em chute de fora da área de Riquelme, e logo depois com Schiavi, que completou cruzamento da direita dentro da área e viu Cavalieri defender milagrosamente. O Flu só respirou um pouco no finzinho do primeiro tempo e reclamou pênalti de Roncaglia, que saltou de costas na pequena área com os braços esticados para impedir gol de Anderson. A bola tocou no braço direito do argentino, mas o árbitro deu escanteio e logo depois deu fim ao primeiro tempo.

Boca marca no início da etapa final

 
Na volta para o segundo tempo finalmente Abel pôs Carleto para jogar, no lugar de Sobis. Já Julio César Falcioni substituiu o volante Erbes pelo atacante Nicolás Blandi. Embora o Boca não tenha iniciado com uma pressão forte, logo aos seis minutos chegou ao gol: Cvitanich lançou Mouche, que na área, pelo lado esquerdo, bateu cruzado e pôs a bola no canto esquerdo de Cavalieri.

A saída para o Flu passou a ser se defender com um forte bloqueio no meio do campo e tentar partir para os contra-golpes com velocidade. Porém, só a primeira parte era razoavelmente bem feita, pois pouco conseguia sair do setor defensivo. Aos 20, Riquelme achou Mouche no meio da zaga do Flu, perto da pequena área, mas em vez de tocar para Blandi, que estava de frente para o gol, tentou o chute de virada e acertou Gum. Logo depois, Marcos Junior, a opção de velocidade para os contra-ataques, entrou no lugar de Rafael Moura.

Pablo Mouche, Boca Juniors x Fluminense (Foto: Agência EFE)
Com Abel ao fundo, Mouche comemora o gol da vitória do Boca sobre o Flu (Foto: Agência EFE)
 
Mal o garoto entrou, levou uma braçada no rosto de Schiavi, que logo depois pisou no braço direito de Bruno, caído no gramado. Tudo isso sem receber um cartão amarelo sequer. O ímpeto do time argentino arrefecera, e o Tricolor pôde se aventurar no ataque. No entanto, aos 29, numa cobrança de falta feita por Mouche com um lançamento na área, a zaga do Flu tentou colocar o ataque adversário em impedimento, mas quase ninguém "quis jogar", só Schiavi, que veio de trás e chutou de primeira. Mais uma vez Cavalieri salvou a equipe brasileira.

Logo em seguida, Anderson deu dois trancos com o braço direito em Mouche na linha de fundo, houve desentendimento entre os jogadores, demonstrando bem o clima de guerra que já imperava em campo. O Boca ameaçava chegar ao segundo, e Abel resolveu segurar a derrota pelo placar mínimo: pôs o zagueiro Digão no lugar de Thiago Neves, aos 39.

A pressão era grande, mas o Boca parecia nervoso e pouco conseguia. Mesmo assim, Riquelme ainda deu um chute perigoso, aos 44, mas o Flu conseguiu até segurar a bola no seu ataque no fim da partida e um placar, que se não é bom, porque afinal foi derrotado, diante das circunstãncias é bem razoável e deixa o time com possibilidades claras de chegar à semifinal.

FONTE: http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2012/05/com-um-menos-cavalieri-brilha-mas-flu-perde-na-bombonera-de-1-0.html?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_campaign=globoesportecom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...