sábado, 5 de maio de 2012


Reis pela 50ª vez




Clique para Ampliar
Na última final entre os dois clubes, em 2010, a rivalidade entrou em campo. O Vovô levou a melhor
FOTO: KID JUNIOR
Ceará e Fortaleza disputam amanhã o jogo de número 50 pelo Campeonato Cearense neste século

Quando entrarem em campo, no Estádio Presidente Vargas, amanhã à tarde, Fortaleza e Ceará farão o 50º "Clássico-Rei" pelo Estadual no século XXI.

Nos 49 confrontos anteriores, a vantagem é do Tricolor do Pici, que venceu 17 vezes, contra 14 do Alvinegro de Porangabuçu. Os dois maiores rivais do Estado empataram 18 vezes.

Leão e Vovô também são hegemônicos na conquista de títulos estaduais neste século, mas com vantagem para o Fortaleza. Nas últimas onze edições do Cearense, foram oito taças para o Tricolor e três para o Alvinegro.

A última vez que uma equipe diferente ganhou o certame foi em 1995, quando o Ferroviário conquistou o bicampeonato.

Títulos e goleadas

Em 2004, ocorreria uma final entre as duas equipes, que acabou sendo adiada por falta de datas. O Fortaleza acabou ganhando a taça após batalha judicial que se estendeu até 2005.

Já em duas das decisões que efetivamente ocorreram, quem levou a melhor foi o Fortaleza, com uma vitória, por 2 a 1, e um empate, por 1 a 1, em 2009, e uma vitória, por 1 a 0, e uma derrota, por 2 a 1, em 2010.

Em 2006, o Ceará venceu as duas partidas da decisão por 1 a 0 cada, e ficou com a troféu.

Curiosamente, a maior goleada em "Clássicos-Rei" no Estadual, no século, foi justamente do Leão, quando o time do Pici fez 4 a 0 no Vovô.

Já o Alvinegro tem como maior vitória sobre o rival, neste século, um placar de 3 a 1, na edição de 2010.

Nordestão e Série B

Além do Estadual, os clubes levaram a rivalidade para gramados regionais e nacionais. No Campeonato do Nordeste, foram três confrontos, com uma vitória para cada lado e um empate. Na Série B do Brasileirão, foram nove partidas. O Vovô venceu quatro, o Leão venceu duas vezes e houve três empates.

ADRIANO QUEIROZ
DO DIÁRIO ONLINE


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1133927

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...