quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


UFC aplicará Sisu duas vezes e promete aumentar número de vagas


Instituição diz que nada muda para os alunos. Expectativa é de que pelo menos 6.200 estudantes entrem na UFC em 2012. Em 2011, foram 5.724. Candidatos podem simular resultados do Sisu a partir desta segunda-feira, 26
UFC diz que pelo menos 6.200 alunos vão entrar na universidade  (FOTO: IGOR DE MELO)UFC diz que pelo menos 6.200 alunos vão entrar na universidade (FOTO: IGOR DE MELO)
A partir de 2012, a Universidade Federal do Ceará (UFC) aplicará o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) duas vezes ao ano para preencher as vagas dos seus cursos de bacharelado, licenciatura, tecnólogo e Área Básica de Ingresso (ABI).

Atualmente, os alunos tanto do primeiro quanto do segundo semestre são escolhidos em apenas uma aplicação do Sisu. A medida vale para os campi da Capital e Interior (Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, Quixadá, no Sertão Central, e Sobral, na Região Norte).

Com isso, a logística da UFC assemelha-se à do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Segundo o titular da Coordenadoria de Planejamento, Informação e Comunicação (Copic) da instituição, professor Miguel Franklin, o novo método facilitará o preenchimento das vagas. “Este ano, houve uma certa confusão por parte dos candidatos nas chamadas. Alguns confundiram a colocação da chamada com a colocação no curso. Eles não buscaram informações e isso gerou alguns casos de confusão. Com a divisão, facilita a nossa logística”, argumenta.

Para o próximo ano, ele prevê aumento no número de vagas da Universidade. Pelo Sisu 2011, 5.724 candidatos do Enem 2010 ingressaram na UFC. Em 2012, serão pelo menos 6.200.

Na primeira aplicação do Sisu, 4.197 vagas serão ocupadas. A definição considerará o resultado do Enem 2011. As demais vagas ficarão disponíveis na segunda aplicação do Sistema.

A distribuição das vagas não acontece de forma igualitária por semestre devido às demandas específicas dos curso. Há setores em que alunos ingressam apenas uma vez ao ano, ao passo que outros recebem calouros nos dois semestres. É o caso de Medicina.

Como boa parte tem apenas uma entrada, mais cadeiras são disponibilizadas para o primeiro Sisu. Ciências Sociais, Engenharias, Fisioterapia, Ciências Atuariais, Finanças, Secretariado Executivo, Cinema e Audiovisual, Dança, Filosofia, Gastronomia, Teatro e Educação Física (licenciatura diurna) são exemplos.

“Para o aluno, não muda nada. Porque ele fará só uma prova que servirá para os dois Sisus. Mas, quem se aloca no primeiro semestre, não tentará para o segundo no mesmo curso. Poderá tentar para outro curso. Será uma nova oportunidade para os que chegaram à conclusão de que escolheram a área errada”, cita Franklin.
(Bruno de Castro)


ENTENDA A NOTÍCIA
A Coordenadoria de Planejamento diz que logística de preenchimento de vagas melhorará com a medida. Favorecerá, também, o aumento do número de cadeiras, que saltarão de 5.724, em 2011, para pelo menos 6.200 no próximo ano.


FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/12/22/noticiafortalezajornal,2361813/ufc-aplicara-sisu-duas-vezes-e-promete-aumentar-numero-de-vagas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...