quarta-feira, 28 de dezembro de 2011


Candidatos reclamam na Internet de nota da redação


Nas redes sociais, candidatos do Enem questionam resultado da redação. A maioria relata ter recebido nota abaixo do esperado. MPF pede na Justiça divulgação de critérios


Muitos candidatos do Enem estão insatisfeitos com a nota obtida na redação (FOTO: BANCO DE DADOS)Muitos candidatos do Enem estão insatisfeitos com a nota obtida na redação (FOTO: BANCO DE DADOS)
O empresário de 30 anos é graduado em Direito e diz ter facilidade com a palavra escrita. Porém, na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o candidato, que pediu para não ter o nome divulgado, obteve 500 pontos, metade da pontuação máxima. E se surpreendeu negativamente. “Fiquei chateado. Depois soube que parece que as notas não estão tão altas quanto o pessoal esperava”, comenta. 

Como ele, muitos candidatos do Enem estão insatisfeitos com a nota obtida na redação. Um leitor, que entrou em contato com a redação do O POVO, relatou ter estranhado o resultado. “Escrevo bem, conheço as regras do Enem, escrevi uma redação regular que estimava tirar entre 750 e 850. Recebi uma nota ridícula: 580”, lamentou.

Nas redes sociais da Internet, há muitas reclamações. A maioria, questionando os critérios para avaliação dos textos e pedindo divulgação da prova. A metodologia de correção das questões objetivas também é indagada por muitos candidatos. Foi feito, inclusive, um abaixo-assinado online, endereçado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, pedindo a revisão das notas e o fim da utilização da Teoria da Resposta ao Item (TRI) como metodologia do Enem. Até a noite de ontem, eram 5.068 assinaturas.

Para o empresário que conversou com O POVO, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) deveria disponibilizar o material de cada candidato. “A gente não sabe os critérios. E um ponto a mais nunca faz falta”, defende.

Critérios

A redação do Enem é corrigida por dois corretores que, segundo o Ministério da Educação (MEC), não têm contato entre si. Caso haja diferença de 300 pontos ou mais entre as correções, um supervisor avalia novamente a redação e a nota que vale é a dele. É o que o MEC chama de recurso de ofício. Os corretores são contratados pelo consórcio executor da prova. A assessoria do Inep não soube informar quantos trabalharam no Enem 2011.

O candidato não pode solicitar revisão da correção ou ter acesso às provas. Segundo o MEC, isso ocorre por uma questão logística e de calendário, já que mais de 4,9 milhões de candidatos fizeram as provas, em outubro, que valem para ingresso a 95 instituições de ensino superior.


ENTENDA A NOTÍCIA
A nota do Enem preocupa os candidatos porque, em 2012, o exame pode dar acesso a 95 instituições públicas de ensino superior. No Ceará, UFC, IFCE e Unilab usam o Enem como única etapa do processo de seleção.

Saiba mais

Na redação do Enem, segundo o Inep, o candidato deve demonstrar domínio da norma padrão da Língua Portuguesa, compreender a proposta da redação, aplicando conceitos para desenvolver o tema, defender um ponto de vista, saber argumentar; e elaborar uma proposta de solução para o problema abordado.
 
No Facebook, Osvaldo Arthur Menezes Vieira, que se identifica como ex-corretor de redações do Enem, diz que o processo de correção das redações ”não é qualificado, não prima pela qualidade, mas sim pela quantidade e agilidade na entrega das redações”.
 
Além de uma petição online, os candidatos criaram um site (enemurgente.com) pedindo reavaliação das notas do Enem e de todo o processo.
 
Uma manifestação contra o exame foi marcada em várias capitais, inclusive Fortaleza, para a tarde do dia 4 de janeiro.

SERVIÇO 
Informações sobre Enem
Não é possível entrar com recurso ou pedido de revisão da nota do Enem. 
O Inep disponibiliza, porém, um número gratuito para dúvidas:
0800 61 61 61


FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/fortaleza/2011/12/28/noticiafortalezajornal,2364561/candidatos-reclamam-na-internet-de-nota-da-redacao.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...