terça-feira, 13 de dezembro de 2011


Centenário de Luiz Gonzaga é lembrado nesta terça-feira


Em 2005, o presidente Luis Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional do Forró em homenagem ao nascimento do cantor
Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão. (Foto: Banco de Dados)Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão. (Foto: Banco de Dados)
No dia 13 de dezembro de 1912, nascia um dos maiores nomes da música popular brasileira. O pernambucano Luiz Gonzaga do Nascimento ficou imortalizado na história como o Rei do Baião.

O cantor e sanfoneiro foi responsável por popularizar o forró no Brasil. Cantando sucessos como Asa Branca e O xote das meninas, Luis Gonzaga retratou a vida do nordestino em suas letras. Temas como seca e religiosidade eram frequentes no trabalho de Gonzagão.

A influência de Luiz Gonzaga na cultura brasileira é tão grande que, em 2005, o presidente Luis Inácio Lula da Silva instituiu o Dia Nacional do Forró em homenagem ao nascimento do cantor. Desde então, todos anos são realizados eventos para marcar a data. Em Fortaleza, a data é comemorada pela primeira vez este ano. O Dia Muncipal do Forró foi aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal de Fortaleza.

Em entrevista à Rádio O POVO/CBN, o maestro Rodolfo Forte falou sobre a importância de Luiz Gonzaga para o cenário musical. “(Ele) abriu o caminho para que os outros músicos pudessem exercer sua profissão”.

Centenário

No ano do centenário de Luiz Gonzaga, a escola de samba carioca Unidos da Tijuca contará a história do Rei do Baião ao longo da Marquês de Sapucaí. O trabalho da escola é assinado pelo carnavalesco Paulo Barros.

Festa

Para comemorar os festejos do Dia Nacional do Forró, A Associação Cearense do Forró (ACF) inicia as comemorações para o centenário de Luiz Gonzaga em Fortaleza. A partir das 18h, desta terça-feira, 13, dezenas de artistas homenageiam o cantor em show gratuito, no Polo de Lazer Luiz Gonzaga, no bairro Conjunto Ceará.

Confira as atrações:

Atrações 
Adelson Viana 
Bel Lima
Netinho do Ceará 
Cacimba de Aluá
Klebão Feitosa 
Oswaldinho do Ceará
Cumpade Barbosa 
Diassis Martins
Estrela do Norte 
Haja Forró
Messias Holanda 
Neo Pi Neo 
Os Januários 
Sergiane
Tom Canhoto 
Trio Xodó
Val Xavier 
Chico João
Ivis Felipe 
Pedro Marques
Orquestra Sanfonas do Ceará 
Balé Folclórico Arte Popular

FONTE: http://www.opovo.com.br/app/divirta-se/2011/12/13/noticiadivirtase,2357093/centenario-de-luiz-gonzaga-e-lembrado-nesta-terca-feira.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...