quinta-feira, 22 de dezembro de 2011


Atentados em Bagdá matam 63 e tensão aumenta no Iraque


BAGDÁ (Reuters) - Uma série de explosões de bombas atingiu Bagdá nesta quinta-feira, matando pelo menos 63 pessoas no primeiro grande ataque na capital iraquiana desde o início de uma crise sectária no governo, dias depois da cerimônia que marcou a retirada das últimas tropas norte-americanas do país.
Os atentados, aparentemente coordenados, foram o primeiro sinal de uma reação violenta contra a decisão do primeiro-ministro muçulmano xiita, Nuri al-Maliki, de afastar dois rivais sunitas, aumentando o risco de uma recaída no tipo de derramamento de sangue sectário que levou o Iraque à beira da guerra civil alguns anos atrás.
Pelo menos 18 pessoas foram mortas quando um homem dirigindo uma ambulância detonou o veículo perto de um prédio de uma agência do governo no bairro de Karrada em Bagdá, lançando uma nuvem de poeira e partes do carro em um jardim de infância, segundo a polícia e autoridades da área de saúde.
"Ouvimos o som de um carro passando, então o barulho dos freios do carro, e uma enorme explosão. Todas as nossas janelas e portas explodiram e fumaça negra encheu nosso apartamento", disse Maysoun Kamal, que mora em um prédio de Karrada.
Ao menos 63 pessoas foram mortas e 194 ficaram feridas em mais de dez explosões em toda a Bagdá, disseram fontes de segurança e policiais. A maioria dos bairros alvejados era muçulmano xiita.
Autoridades iraquianas rapidamente disseram que os ataques eram mensagens políticas enviadas durante a atual crise.
"O momento desses crimes e os locais onde foram perpetrados confirmam a todos... a natureza política dos alvos", disse Maliki em comunicado.
Duas bombas explodiram no bairro de Amil, no sudoeste, matando pelo menos sete pessoas e ferindo outras 21, enquanto um carro-bomba explodia em um bairro xiita em Doura, ao sul, matando três pessoas e ferindo seis, disse a polícia.
Mais bombas explodiram na área central de Alawi, Shaab e Shula, no norte, todas regiões de maioria xiita, e uma bomba na estrada matou uma pessoa e feriu cinco perto do bairro sunita de Adhmaiya, disse a polícia.
Uma mulher idosa trajando negro gritava e chamava seu marido, que estava debaixo de destroços depois que duas bombas foram detonadas em um mercado de verduras onde ambos trabalhavam.
"Não consigo encontrar meu marido, não sei se o levaram ou não, eu não sei", dizia.
A violência no Iraque diminuiu desde o auge da matança sectária em 2006-2007, quando homens-bomba e esquadrões da morte vitimavam as comunidades sunitas e xiitas em ataques contínuos que mataram milhares de pessoas.
O Iraque ainda combate uma insurgência persistente, com islamistas sunitas ligados a Al Qaeda e milícias xiitas - que as autoridades norte-americanas dizem ser apoiadas pelo Irã - lançando ataques diários.
EUA
Os últimos poucos milhares de soldados norte-americanos deixaram o Iraque no final de semana, quase nove anos depois da invasão que derrubou o ditador sunita Saddam Hussein. Muitos iraquianos disseram temer a volta da violência sectária sem a presença das forças militares norte-americanas.
Apenas alguns dias depois da retirada, o frágil governo de coalizão do Iraque está lidando com sua pior crise desde sua formação, há um ano. Os blocos xiitas, sunitas e curdos dividem postos do governo em um sistema que tem sido prejudicado por lutas políticas desde seu início.
Nesta semana, Maliki pediu a prisão do vice-presidente sunita Tareq al-Hashemi sob acusações de que ele teria organizado assassinatos e ataques a bomba, e pediu que o Parlamento demitisse seu vice sunita, Saleh al-Mutlaq, depois de ele ter ligado Maliki a Saddam.
Hashemi, que negou as acusações, se refugiou na região curda semiautônoma do Iraque, onde provavelmente não será entregue ao governo liderado por xiitas em Bagdá.
As medidas contra líderes sunitas alimentaram o fogo sectário porque os sunitas temem que o primeiro-ministro queira consolidar o domínio xiita no país.
A minoria sunita do Iraque sente-se marginalizada desde a ascensão da maioria xiita no país após a invasão de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...