quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Iguatu tem primeiro caso de gripe suína confirmado


A Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) confirmou, hoje, dia 21, o primeiro caso de gripe A H1N1, conhecida por gripe suína, neste município, localizado na região Centro-Sul. O paciente de 20 anos, cobrador, esteve trabalhando no período de 10 a 15 de dezembro na cidade de Pedra Branca, onde no fim do mês de novembro passado surgiu o surto atual da doença no Ceará.
         O secretário de Saúde do município, Joab Soares, acalmou a população local e disse que não há motivo para preocupação. “A doença está controlada, os números de notificações vêm diminuindo e este caso tem vínculo com Pedra Branca, isto é, o contágio não ocorreu em Iguatu”.
         Esse é o primeiro caso de gripe suína nos dez municípios que integram a 18ª Coordenadoria Regional de Saúde – Acopiara, Catarina, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro. A microrregional compreende uma população de 300 mil habitantes. O último registro, antes da confirmação do caso de Iguatu, havia sido feito na sexta-feira, dia 16, de uma senhora de 60 anos, profissional de Saúde, em Fortaleza, que foi o primeiro caso da Capital, neste ano.
EM PEDRA BRANCA
Emergência do Hospital Regional de Iguatu apresenta movimento regular hoje à tarde. Foto: Honório Barbosa
       O paciente que teve o caso confirmado, ontem, pela Sesa, chegou a esta cidade no domingo à noite, depois de trabalhar por cinco dias na cidade de Pedra Branca, na região do Sertão Central. Na segunda-feira passada foi atendido na emergência do Hospital Regional de Iguatu, onde permaneceu por observação durante quatro horas. Apresentava sintomas de gripe, febre elevada, dor no corpo, dor de cabeça e coriza. Foi colhido material para exame e encaminhado para o Lacen.
         O caso foi notificado como suspeito. Técnicos da Vigilância Epidemiológica do município deram orientação ao paciente e aos familiares. Foi feito o monitoramento das pessoas que tiveram contato com o portador da doença, que permanece em casa, isolado, em repouso, e fazendo uso de medicamento antiviral, distribuído pela Sesa.
         “Somente o paciente precisa usar máscara adequada e evitar contato mais próximo com as pessoas”, explicou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Iguatu, Magda Veruska Teixeira. “Ele está bem, em recuperação, e até agora não temos informações de que outras pessoas que tiveram contato com ele apresentam sintomas de gripe”.  
         Nos últimos 10 dias a notificação diária em Pedra Branca, que chegou a 160 casos, caiu para quatro. Com base nesses indicadores epidemiológicos, a Sesa conclui que o surto está sob controle, decidiu encerrar a divulgação semanal de boletins e notas técnicas sobre esse surto e suspender a notificação de casos simples. “A vigilância permanece”, observa Soares.
CONTROLADO
         A Sesa em boletim, divulgado, na última sexta-feira, 16, informou que o surto da gripe A H1N1, estava controlado. Entretanto, a ocorrência deste caso de um paciente morador de Iguatu confirma que o vírus transmissor da doença permanece em circulação, na cidade de Pedra Branca. Ainda de acordo com dados informados pela Sesa, de um total de 859 casos notificados, 791 foram em Pedra Branca e o restante distribuído em 11 municípios, nenhum evoluiu para um quadro grave e nenhum paciente morreu.
         Desse total, 24 foram confirmados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), sendo 18 em Pedra Branca, dois em Quixadá, dois em Boa Viagem, um em Fortaleza e agora, um em Iguatu.
MEDIDAS PREVENTIVAS          
         A secretaria de Saúde de Iguatu esclarece à população que em casos de sintomas de gripe, os pacientes devem procurar a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) mais próxima. “A atenção é para as pessoas que tiveram contato com o paciente ou que estiveram recentemente na cidade de Pedra Branca”, observou Soares. “A gripe A tem apresentado casos simples e ocorre como uma virose comum, por isso, não há motivo para preocupação e alarde”.
         A Secretaria de Saúde do município não recomenda que as pessoas devam comprar máscara, mas apenas adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com regularidade e antes de levar aos olhos, boca, nariz e pegar em alimentos. “Temos apenas um caso, cuja transmissão ocorreu em Pedra Branca”, observou Soares.
         A Vigilância Epidemiológica está monitorando o caso do paciente de Iguatu e após um período de sete dias, se não houver notificação de casos suspeitos, o risco de contágio foi reduzido. A transmissão é feita em contato mais próximo entre pessoas, quando o portador do vírus tosse ou espirra. “Esse surto tem sido de baixa gravidade, com a ocorrência apenas de casos simples”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...