quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Economia do Ceará cresce 3,3% no terceiro trimestre


Desempenho no 3º trimestre deste ano superou, novamente, o crescimento da economia brasileira, que ficou em apenas 2,1% na comparação com igual período de 2010. Agropecuária e serviços foram os destaques


A economia cearense, em 2011, continua crescendo a uma taxa superior a da nacional. O crescimento do estado, medido pelo Produto Interno Bruto (PIB) a preços de mercado, revelou que no 3º trimestre de 2011 a economia local cresceu 3,3% em relação a setembro de 2010, enquanto o País registrou incremento de apenas 2,1%.

Os resultados do PIB cearense foram apresentados, ontem, pelo secretário-adjunto da Secretaria de Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Philipe Nottingham, e pelo diretor geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Flávio Ataliba.

Este ano, o setor agropecuário desponta como uma surpresa, registrando crescimento de 39,4% no 3º trimestre. “Este foi um ano de boas chuvas no estado”, afirma Nottingham.

Mas é o setor de serviços, que responde por 70% do PIB estadual, que registra a segunda maior taxa de crescimento (3,4%) no 3º trimestre numa comparação com 2010. Nele está contido o comércio (varejista e atacadista).

“O Ceará, nos últimos anos, vem conseguindo vendas no comércio varejista superiores à média nacional. O estado fica, geralmente, no topo sendo, hoje, o segundo maior do Brasil”, diz a coordenadora de Contas Regionais do Ipece, Maria Eloísa Bezerra da Rocha. Este índice chega a 8,12% do volume total de vendas, atrás apenas do de Tocantins no mesmo período, que representou 14,61% do volume de vendas em comparação ao 3º trimestre de 2010.

Eloísa Bezerra lembra ainda que mais pessoas entraram no mercado consumidor e é esse consumo que está sustentando a nossa economia.

No setor de serviço, destacaram-se ainda as atividades de alojamento e alimentação (10,4%) e outros serviços (7%).

“Não estamos no paraíso. É claro que enfrentaremos uma desaceleração nesse crescimento, mas as políticas dos governos federal e estadual irão, de certo modo, mudar essa tendência de recessão”, avalia Adriano Sarquis, diretor de Estudos Econômicos do Ipece. O economista aposta em uma taxa de crescimento variando de 4,5% a 5% em 2012.

Recuperação
No que se refere a agropecuária, a produção de grãos promete fechar o ano com crescimento de 288,7%, ou 1,3 milhão de toneladas, estimativa ainda sujeita a revisão. 

São responsáveis também por este resultado as frutas frescas e frutos secos (estimativa de 2,52% de crescimento), com destaque para castanha de caju (182,16%), banana (11,02%), e melancia (12,47%). Uma queda de 6,34% na produção de melão impediu que essa taxa fosse maior.

As atividades de alojamento e alimentação, muito ligada ao turismo, registraram a segunda maior taxa de crescimento no 3º trimestre (10,4%) em comparação a igual período de 2010, reflexo do bom momento vivido pelo setor de hotéis, flats e pousadas, e pelo preparo de refeições para consumo imediato, muito influenciado pelo ganho salarial dos trabalhadores, de 2,6%.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia cearense no curto prazo, com base nos resultados dos três setores que a compõem: agropecuária, indústria e serviços. Apenas os estados da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo elaboram o PIB Trimestral que indica, somente, uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia.

Números

4,7%
foi o crescimento da economia cearense no PIB, a preços de mercado, nos últimos quatro trimestres sobre os quatro trimestres anteriores


FONTE:http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2011/12/15/noticiaeconomiajornal,2358055/economia-do-ceara-cresce-3-3-no-terceiro-trimestre.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...