sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Rússia concede asilo a Snowden a abre crise com os Estados Unidos

O ex-funcionário da CIA saiu de aeroporto de Moscou, indo para local sigiloso. O asilo temporário é até 31 de julho de 2014. A decisão do governo russo provocou duras críticas em Washington



-------------------------------------------------------------------------------


 AFP
Funcionária observa no computador documento de asilo a Snowden

O ex-consultor dos serviços de inteligência dos Estados Unidos, Edward Snowden, obteve ontem asilo temporário de um ano na Rússia e deixou o Aeroporto Internacional de Sheremetyevo, nos arredores de Moscou, onde estava confinado há mais de um mês, em decisão muito criticada no governo Barack Obama, nos Estados Unidos.

“Agradeço à Rússia por ter me concedido o asilo, de acordo com suas leis e suas obrigações internacionais”, afirmou Snowden em suas primeiras declarações públicas divulgadas pelo site WikiLeaks.


Pela manhã, o advogado russo dele, Anatoly Kutcherena, surpreendeu ao anunciar que Snowden havia saído de Sheremetyevo, indo para local sigiloso.


Reação nos EUA
Os norte-americanos reagiram à tarde ao anúncio: “Estamos extremamente decepcionados”, afirmou em Washington o porta-voz de Obama, Jay Carney. ”À luz destes fatos, estamos avaliando os planos de uma cúpula bilateral”, entre Obama e o presidente russo, Vladimir Putin, prevista para acontecer no início de setembro, antes da reunião do Grupo dos 20 (G20) em São 
Petersburgo, marcada para 5 e 6 do próximo mês.

Segundo o WikiLeaks, fundado pelo australiano Julian Assange e que tem desempenhado atuação ativa na fuga do jovem americano, Snowden deixou o aeroporto sob a tutela da jornalista britânica e editora do site, Sarah Harrison, que o tem acompanhado desde sua chegada a Sheremetyevo, localizado nos arredores de Moscou.


Kutcherena afirmou que Snowden deve se dar declarações públicas cedo ou tarde. O asilo do norte-americano é válido até 31 de julho de 2014. O ex-funcionário da Agência Central de Inteligência (CIA) e ex-consultor da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos EUA, de 30 anos de idade, estava impedido desde 23 de junho, de sair da seção de trânsito de Sheremetyevo e solicitou asilo provisório ao Governo russo.


Snowden é procurado pela Justiça norte-americana, que o acusa de espionagem por ter revelado a existência de um sistema de vigilância mundial das comunicações telefônicas e por Internet. (das agências de notícias)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...