domingo, 18 de agosto de 2013

Manifestação defende obra de viadutos no Parque do Cocó, no CE

Grupos ‘pró’ obra fez protesto perto dos acampados contra à obra.
Prefeitura tem projeto para construir dois viadutos.



------------------------------------------------------------------------------


Manifestação pró-viadutos é realizada sem conflitos em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Manifestantes a favor da obra usaram faixas e
adesivos na avenida (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)


Com faixas e adesivos, manifestantes defenderam a construção de viadutos sobre o cruzamento das avenidas Engenheiro Santana Júnior e Antônio Sales, no Bairro Cocó, na tarde deste sábado (17). A manifestação intitulada #viadutosim começou às 14 horas e reuniu cerca de 150 pessoas.
Já um outro grupo permanece acampado no Parque do Cocó contra a construção dos viadutos, que ocasionou o corte de 94 árvores no local. Os manifestantes contra a obra defendem a busca de alternativas para melhorar a mobilidade urbana que não afetem o parque, principal área verde da cidade. Especialistas também criticam a intervenção.
O geógrafo Jeovah Meireles declarou que o desmatamento vai impermeabilizar uma área que absorve águas das chuvas e diminuir a biodiversidade do parque. "Esta intervenção é inadequada, inapropriada e deve ser restruturada no sentido de ampliar a biodiversidade desse parque. A cidade deve ter suas obras de infraestrutura mas de forma de aumentar e não diminuir a sociobiodiversidade da nossa cidade", disse.
O aposentado Edmundo Carneiro, 56, mora próximo à obra e diz que, com os viadutos, o trânsito ficará mais rápido beneficiando a população. "É uma obra benéfica para a cidade. Eu vejo dessa forma. Por isso, estou aqui participando da manifestação de forma pacífica. Como tem que ser. Os que são contra, no momento, fazem o mesmo. Isso se chama de democracia", afirmou.
O criador do movimento #viadutosim, Fábio Meira, considerou a manifestação bem-sucedida e parabenizou todos, inclusive, ao grupo que é contra a construção do viaduto, que continua acampado no parque. "Nossa manifestação alcançou o objetivo. De mostrar para algumas pessoas a importância da obra. Tudo ocorreu de modo pacífico e sem violência. Todos estão de parabéns", disse.
Manifestação pró-viadutos é realizada sem conflitos em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Manifestação pró-viadutos deve ocorrer novamente na próxima semana (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
Fábio Meira afirmou que outras manifestações deverão ocorrer durante a próxima semana no horário das 18 horas, no mesmo local. "Já estamos estudando outro movimento nesta semana que se aproxima. Queremos mobilizar o cidadão justamente no horário considerado de pico, onde tem muitos carros para mostrar importância do viaduto que ajudará a melhorar o fluxo de veículos no local", disse.
Lados opostos
Do outro lado da rua, em manifestação contra a construção dos viadutos, a estudante Melissa Soares Cavalcanti, 19, disse que a obra é ilegal, pois invade uma propridade ecológica. "Infelizmente ocorre isso. As autoridades tinham que pensar em outras alternativas para a construção do viaduto sem ter que destruir a natureza", afirmou.
Manifestação pró-viadutos é realizada sem conflitos em Fortaleza (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)Manifestantes contra a realização do viaduto também usaram faixas. Não houve conflitos. Eles tocaram violão e cantaram músicas  (Foto: Gioras Xerez/G1 Ceará)
Segurança
Dez carros da Guarda Municipal, policiais da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Polícia Militar e do Batalhão de Choque fizeram a segurança da área. Segundo o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Carlos Ribeiro, a manifestação foi tranquila e só em alguns momentos houve uma discussão entre manifestantes pró e contra a construção do viaduto, mas logo apaziguado. "Houve um bate boca, mas logo resolvemos a situação", afirmou Carlos Ribeiro.
A obra
A Prefeitura de Fortaleza pretende construir dois viadutos na confluência das Avenidas Antônio Sales e Washington Soares, para descongestionar o trânsito na área. O primeiro deles vai permitir que os motoristas que seguem pela Avenida Antônio Sales acessem a Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção ao Papicu.
O segundo, servirá aos motoristas que seguem pela Avenida Engenheiro Santana Jr. em direção à Avenida Washington Soares. No trecho, serão realizados os serviços de escavação, fundações, superestrutura, drenagem, terraplanagem, nova pavimentação, sinalização e padronização das calçadas. O valor da obra é de R$ 17.348.534,00 e deve ser concluída em 420 dias
Na quarta-feira (15), o presidente Tribunal Regional Federal da 5ª (TRF5), em Recife, desembargador federal Edilson Pereira Nobre Júnior, autorizou a retomada das obras.
Negociação
Uma reunião entre o Ministério Público Federal no Ceará e órgãos de segurança do estado e do município de Fortaleza, nesta sexta-feira (16) recomendou que apenas a Polícia Militar atue no Parque do Cocó  na tentativa de retirar manifestantes acampados no Parque do Cocó. Um grupo de cerca de 40 pessoas acampa no local em protesto contra a derrubada de árvores para a obra dos viadutos no parque.
Há uma semana, a Guarda Municipal expulsou os acampados do local, mas o grupo refez o acampamentos após decisão da Justiça contra a obra. Cerca de 300 guardas do Grupamento de Operações Especiais da Guarda Municipal de Fortaleza expulsaram, na madrugada de quinta-feira, os manifestantes que estavam acampados no Parque do Cocó desde 12 de julho contra a construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...