quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Guarda Municipal retira manifestantes acampados no Cocó; Prefeitura dá início às obras

Pertences dos manifestantes foram confiscados pelos guardas que realizaram a ação



-------------------------------------------------------------------------------

Atualizada às 09h42

Cerca de 100 homens e mulheres da Guarda Municipal retiraram na madrugada desta quinta-feira (8) um grupo de aproximadamente 30 manifestantes que estavam acampados no Parque do Cocó. A ação começou por volta das 4h da manhã.


Manifestante mostra ferimento causado por um das bombas arremessadas durante a ação FOTO: LEONARDO BEZERRA

Segundo depoimentos de manifestantes, elesforam surpreendidos, enquanto dormiam, com bombas de gás lacrimogêneo jogadas pelos policias da Guarda Muncipal. Uma das bombas atravessou a barraca de uma manifestante e a feriu nas nádegas. Ainda conforme o grupo, nenhum dos guardas apresentava identificação nos uniformes. Já a Guarda Municipal informou que o agente Fábio Aquino foi ferido durante o confronto.


Após serem retirados, os manifestantes foram levados para a Av. Engenheiro Santana Júnior, que estava bloqueada nos dois sentidos pelos guardas. Na segunda etapa da operação, a Polícia Militar (PM) e a Autarquia Municipal de Trânsito (AMC) foram chamadas para dar suporte.


Depois da retirada das barracas e das propriedades dos manifestantes, caminhões da Prefeitura deram continuidade às obras na região. Como contrapartida, a gestão municipal se comprometeu a plantar outras 292 árvores dentro do Parque do Cocó, que já teve início.













Guardas bloquearam os dois sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior. FOTO: Nayana Siebra



Manifestantes derrubaram uma grade na tentativa de ocupar novamente o acampamento, mas foram reprimidos com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Durante o tumulto, o vererador João Alfredo (PSOL), que acompanhava as atividades, foi atingido com um jato de spray de pimenta no rosto.

Confira momento em que a Guarda Muncipal chega no local:




Um manifestante foi atingido com uma arma de choque na calçada do Supermercado Frangolândia. Segundo a Guarda Municipal, ele estava armado com um pedaço de pau e ameaçava agredir os policiais. Três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 2º Distrito Policial, no bairro Meireles, incluindo o suspeito de agressão ao agente da Guarda Municipal. A identificação dos manifestantes não foi divulgada pela Polícia Civil.

Por volta das 7h30, os manifestantes impediram a entrada de dois caminhões que iriam retirar parte das árvores já cortadas. A Guarda Muncipal interveio e mais um tumulto aconteceu. Uma hora depois, 20 homens do Batalhão de Choque da PM se juntaram à operação.

Guardas usaram spray de pimenta e bombas de efeito moral. Duas pessoas foram detidas, entre elas um adolescente de 16 anos que utilizava a farda de um colégio particular. O jovem foi liberado logo em seguida.

Agentes da Autarquia Muncipal de Trânsito (AMC) bloquearam os dois sentidos da Av. Engenheiro Santana Júnior e um congestionamento se formou no local. 

Ocupação começou no fim de julho


Manifestantes estavam acampados no local desde o fim de julho e protestavam contra a derrubada de árvores para a construção de um viaduto nos cruzamento da Av. Engenheiro Santana Júnior e Av. Antônio Sales.

Com informações da repórter Nayana Siebra


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/noticia.asp?codigo=364329

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...