terça-feira, 8 de janeiro de 2013


Secretaria de Justiça transfere últimos presos antes de IPPOO I ser desativado

A unidade vai a leilão público após o juiz Luiz Bessa Neto determinar a não utilização do instituto, por considerar as instalações precárias



A transferência dos últimos 58 presos do Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I), no Bairro Itaperi, em Fortaleza, foi realizada na manhã desta terça-feira (8). O motivo é a desativação total da unidade, que vai para leilão público.
Os detentos foram encaminhados para outras unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) ainda não divulgadas. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Ceará (Sejus), o IPPOO Inão representa mais um modelo viável nas políticas penitenciárias atuais, em razão de se localizar em zona urbana.
A transferência acontece desde 2011, após o juiz Luiz Bessa Neto, da 1ª Vara de Execuções Penais e Corregedoria de Presídios da Comarca de Fortaleza, determinar a não utilização do instituto como unidade de semiaberto, já que a utilização do local foi considerada precária.
Veja as imagens:
Fotos: Kamilla Ladeira/ TV Jangadeiro
Ordem de serviço
Em fevereiro, o Governo do Estado assina ordem de serviço para a construção da nova unidade para presos em regime semiaberto. A obra, em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, prevê a construção de 944 vagas e, segundo a Sejus, estará adaptada para as exigências da Lei de Execução Penal (LEP) quanto ao cumprimento do regime com oferta de oportunidade de trabalho, profissionalização e educação.
IPPOO I
Inaugurada no dia 25 de maio de 1978, na gestão do então governador Adauto Bezerra de Menezes, a unidade prisional já foi considerada a principal do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...