Água de esgoto será reutilizada em Caucaia
Não é considerada uma água potável (indicada para consumo humano), mas não prejudica a saúde quando entra em contato com a pele
A Cagece inicia, nesta quarta-feira (16), a pré-operação de uma Estação de Tratamento de Reuso (ETR), no bairro Guadalajara, em Caucaia. O objetivo é fornecer água de reuso para regar os canteiros e praças do município. A expectativa inicial da Companhia é de seja possível produzir 7 metros cúbicos por hora de efluente tratado.
A ETR utiliza uma tecnologia alemã, chamada de Wellan, que aprimora o tratamento de esgoto. A vantagem da tecnologia é poder ser replicada em grande parte das estações semelhantes de esgoto da Cagece, por ter baixo custo de implantação e por precisar de espaços pequenos.
Tratamento
O projeto foi implantado em uma estação de tratamento de esgoto por lagoas de estabilização, que funciona com uma lagoa anaeróbia, uma lagoa facultativa e três lagoas de maturação. No processo de tratamento do esgoto, após as lagoas de estabilização, o efluente passa por tanques (chincanas), em seguida há uma pré-cloração.
É adicionado um coagulante (policloreto de alumínio), antes de passar pela tecnologia Wellan, que condiciona o efluente do ponto de vista físico-químico. O efluente passa por filtros de areia e por uma central de ozonização (o ozônio desinfecta), para, em seguida, ir para uma central de ultravioleta, para remover o ozônio.
Para finalizar, o efluente passa por dois filtros de carvão ativado, por outra pré-cloração e por outros filtros, antes de ser armazenado em reservatórios com capacidade de 16 mil litros.
Reuso de água
O reuso da água consiste na tentativa de reaproveitá-la depois que ela cumpriu sua função inicial, sendo necessário para isso, na maioria dos casos, um tratamento prévio que varia de complexidade dependendo do uso que dela foi feito. Não é considerada uma água potável (indicada para consumo humano), mas não prejudica a saúde quando entra em contato com a pele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário