quinta-feira, 10 de janeiro de 2013




Apesar da determinação do juiz do RS, o MEC disse que o sistema segue funcionando para todos os candidatos


Porto Alegre A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que estava prevista para a segunda-feira. A decisão provisória vale para todo o País. A ordem atende a pedido de uma estudante que questionou os critérios usados na correção de sua redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas é de 129.319 - 18% a mais em relação a 2012 -, em 3.752 cursos FOTO: AGÊNCIA BRASIL

Na noite de ontem, o Ministério da Educação (MEC) informou que havia sido notificado sobre a decisão, mas que, assim com em outras liminares, vai recorrer. Ainda segundo o MEC, as inscrições do Sisu continuam abertas e o sistema segue funcionando normalmente para todos os candidatos.

A aluna pleiteava a possibilidade de entrar com recurso para aumentar sua nota. O juiz Gustavo Chies Cignachi, de Bagé (a 375 km de Porto Alegre), acatou o pedido e determinou que as inscrições só sejam reabertas após o julgamento de recurso.

Pelo Sisu, as notas do Enem são usadas por universidades que o adotam como critério de seleção, no lugar do vestibular.

Para o juiz, como não se pode pleitear o aumento da nota, há "risco de dano irreparável", pois o candidato inscrito no Sisu fica prejudicado na classificação.

Para ele, é "consequência lógica não ser possível a divulgação dos resultados do Sisu antes do julgamento das inconformidades eventualmente interpostas".

Balanço

Segundo o MEC, até às 20 horas de ontem, foram inscritos no Sisu cerca de 1,5 milhão de candidatos. Em quase três dias de funcionamento, o sistema eletrônico registrou 2,9 milhões de inscrições, já que cada aluno pode definir duas opções de curso.

Na primeira edição deste ano, são ofertadas 129.319 vagas - 18% a mais em relação a 2012 -, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu neste primeiro semestre. As inscrições ficam abertas até as 23h59 de amanhã.

Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o candidato a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até o último dia de inscrições, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.

No momento da inscrição, o candidato terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma - por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1º, 4 e 5 de fevereiro.

Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro.

Opções

2,9 milhões de inscrições foram registradas pelo sistema eletrônico do Sisu, já que cada candidato pode definir duas opções de curso 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...