quinta-feira, 10 de janeiro de 2013




Há diferenças sensíveis entre os candidatos cotistas de baixa renda e os cotistas sem critério de renda



As notas de corte dos candidatos que disputam uma vaga pelo Sistema de Cotas ficaram próximas das notas de corte dos candidatos inscritos em ampla concorrência na Universidade Federal do Ceará (UFC), segundo levantamento do Ministério da Educação (MEC). No curso deMedicina (campus Fortaleza), o mais procurado do Brasil, a nota de corte da ampla concorrência foi 783, enquanto a nota de corte dos autodeclarados negros, pardos e índios de baixa renda, que tenham cursado ensino médio naescola pública ficou em 745,32. Os dados têm como referência o dia 9 de janeiro de 2013. (Foto: Natasha Mota)
A diferença de 37,68 pontos é considerada pequena, segundo o pró-reitor de Graduação da UFC, Custódio Almeida. Os candidatos autodeclarados  negros, pardos e índios independente de renda, tiveram diferença ainda menor: 19,16 pontos, no curso de Medicina. A menor diferença é o comparativo entre a ampla concorrência e os candidatos que tenham cursado Ensino Médio na escola pública, independentemente de etnia ou renda: somente 8,74 pontos.
O curso de Direito (campus Fortaleza) registrou diferença de 26,84 entre os candidatos da ampla concorrência e os candidatos que cursaram ensino médio na escola pública, independentemente de renda e etnia e os não cotistas. Candidatos autodeclarados negros, pardos e índios com renda familiar menor que 1,5 salário mínimo tiveram diferença de 58,82.
Acesse o levantamento do MEC comparando 6 cursos da UFC  - PDF (36 KB)
Para Custódio Almeida, a proximidade entre as notas já era esperada porque segundo estudos do MEC, 12% dos melhores alunos das escolas públicas têm rendimento escolar melhor que a média dos estudantes da escola privada no Brasil. Atualmente, a quantidade de vagas abertas para cotas corresponde a 12,5% na UFC, o que pode ter ocasionado a pequena diferença. “Em 2013 não sentiremos diferença”, disse.
O pró-reitor disse acreditar que a diferença entre as notas de corte pode crescer nos próximos anos, à medida em que o percentual de cotas aumenta. Até 2014, a UFC deve ofertar 50% das vagas para cotistas.
Notas de corte devem cair
Custódio afirmou que as notas de corte deverão diminuir na 2ª chamada do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). O resultado da 1ª chamadasairá no dia 14 de janeiro e o resultado da 2ª chamada está previsto para 28 de janeiro. A convocação da lista de espera será no dia 18 de fevereiro.
Candidatos podem se inscrever até 11/01 para a 1ª Chamada do Sisu. Foto: Arquivo/Alex Costa
A queda nas notas ocorre porque, muitas vezes, candidatos que obtiveram bom desempenho conseguem encontrar vagas em universidades mais próximas de casa ou em outras instituições de sua preferência na 2ª chamada e lista de espera.
Medicina na UFC ainda é o mais procurado do País  
No 4º dia de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o curso de Medicina ainda é o mais procurado pelos candidatos que buscam uma das 129.319 vagas em 101 instituições públicas de educação superior.
O curso de Medicina teve 8.732 inscrições para 140 vagas, de acordo com o último levantamento do Ministério, publicado à 0h desta quinta-feira (10). As inscrições ficam abertas até as 23h59 desta sexta-feira, 11.
Em todo o Brasil, na lista com as 10 universidades mais requisitadas, em 9 delas os candidatos fizeram a primeira das duas opções possíveis por Medicina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...