terça-feira, 18 de outubro de 2011


[Opinião] A polêmica touca de Leonardo de Deus no Pan





Leonardo de Deus ganha os 200 m borboleta no Pan; medalha quase foi retirada (Foto: GazetaPress)
Leonardo de Deus ganha os 200 m borboleta no Pan; medalha quase foi retirada (Foto: GazetaPress)




De fato, o Pan-Americano é um evento subvalorizado pelo público brasileiro. Neste ano, já começaram os rumores da insatisfação de alguns atletas e patrocinadores no que diz respeito à visibilidade e audiência, uma vez que nesta edição a Record detém os direitos exclusivos de transmissão.

Mas quando deveria ser um evento de grande valia no cenário esportivo, deslizes dos que estão envolvidos com o evento acabam custando esta maior valorização por parte do público. Quem acompanhou a natação na noite de segunda-feira, notou que um erro quase custou a medalha de ouro para o nadador Leonardo de Deus nos 200 metros borboleta.

Na touca de Leonardo, estava estampado o logotipo da Yakult, que passou “despercebido" por funcionários da inspeção antes da prova. Ao vencê-la, os mesmos alegaram que o patrocinador, e seu tamanho na touca, infringiam o regulamento e desclassificaram o brasileiro. Porém, neste caso, a Yakult é parceira oficial da FINA (Federação Internacional de Natação) e desta maneira, por regulamento, com exposição liberada.

Pelas regras, patrocinadores oficiais, bandeira do país e nome do atleta estão liberados na touca dentro das normas de tamanho. No Mundial de Natação disputado na China, em julho deste ano, não somente Leonardo, mas todos nadadores participantes utilizaram esta mesma touca, com a marca Yakult estampada. Na ocasião, Leonardo ficou à frente de Michael Phelps na classificação. Erroneamente e com uma pitada de autopromoção, Leonardo quis utilizar a touca novamente no Pan, que por pouco, não custou sua vitória.

Ainda assim, proibições em relação a patrocinadores pessoais são comuns em eventos do COI (Comitê Olímpico Internacional). Esta proibição, por exemplo, chegou à seleção brasileira de futebol que disputará o Pan. As seleções (masculina e feminina) não poderão jogar com o uniforme tradicional, com o escudo da CBF. Em seu lugar, estará a bandeira do Brasil.

O COI proíbe a exibição dos escudos de federações esportivas locais e isto já impediu que o escudo da CBF fosse exibido na Olimpíada de Pequim, em 2008, e acontecerá o mesmo em Londres 2012. Esta regra será aplicada também a Nike, uma vez que a fornecedora de material esportiva do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) é a Olympikus. A gigante norte-americana está nas partidas, mas a empresa brasileira nas áreas de circulação e uniformes de lazer do Pan.

Em eventos deste porte, todos os profissionais envolvidos (sejam eles do evento, delegação ou atletas) devem estar alinhados sobre o regulamento, para que problemas como este não voltem a ocorrer. Se o Pan acaba sendo, para muitos atletas, uma espécie de preparação para as Olimpíadas, deveria se trabalhar para que ele seja não somente um teste, mas um evento essencial no calendário esportivo atual. E os organizadores, são fundamentais neste processo.

*Eduardo Esteves é publicitário e profissional da área de marketing esportivo. Para ficar por dentro do assunto, acesse: www.mktesportivo.com ou Twitter @mkt_esportivo.



FONTE: http://br.esportes.yahoo.com/noticias/a-pol%C3%AAmica-touca-de-leonardo-de-deus-no-pan.html

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