sexta-feira, 21 de outubro de 2011


ONU pede investigação sobre morte de Kadafi e enterro é adiado


Corpo de Muamar Kadafi é fotografado por rebeldes com celulares
TRÍPOLI e GENEBRA - Detalhes sobre as circunstâncias da morte de Muamar Kadafi começam a surgir, após um dia inteiro de comemorações na Líbia pelo fim dos 42 anos de tirania do regime do ditador. Mas a possibilidade de que o ditador tenha sofrido uma execução sumária é um dos motivos que levou o governo interino do Conselho Nacional de Transição (CNT) a adiar seu enterro, previsto inicialmente para esta sexta-feira (21). O alto comissariado da ONU pediu nesta manhã uma investigação completa sobre o caso.

Especial Muamar Kadafi
Não há uma única versão para explicar a decisão. Mas, segundo Mohamed Sayeh, autoridade de alto escalão do CNT, a medida foi tomada para permitir que a morte seja analisada pelo Tribunal Penal Internacional. De acordo com ele, o corpo de Kadafi continua em Misrata, para onde foi levado após sua morte, e será enterrado seguindo a tradição muçulmana, mas sem um funeral aberto ao público.
O comandante Abdul-Salam Eleiwa disse que "ele receberá seu ritual como qualquer um muçulmano, seu corpo será lavado e tratado com dignidade. Espero que ele seja enterrado em um cemitério muçulmano dentro de 24 horas".

Fotos: Rebeldes tomam Sirte e comemoram queda de Kadafi
Já o ministro interino do petróleo, Alo Tarhouni, afirmou que o enterro foi adiado para que fosse encontrado um local adequado. Na quinta-feira, autoridades disseram que o local não seria revelado para não virar um local de peregrinação. De acordo com Tarhouni, ainda não há uma decisão sobre o assunto.
Outra fonte do CNT revelou que há divergências no governo interino sobre o que fazer com o corpo. A divisão ilustra as dificuldades que o grupo enfrentará a partir de agora.
"Eles não concordam sobre o local do enterro. Sob o Islã, ele deve ser enterrado rapidamente, mas eles precisam chegar a um acordo sobre se ele será enterrado em Misurata, Sirta ou algum outro lugar", afirmou a fonte, que pediu para não ter seu nome revelado.

Al Jazeera mostra imagens do corpo de Kadafi
Combatentes do CNT disseram à rede Al Jazeera que o ditador foi encontrado com base em informações passadas por soldados leais a ele que haviam se rendido. Eles confirmaram a informação de que o ditador foi encontrado em um duto, junto com outras pessoas.
Novo vídeo, divulgado no site Global Post, mostraria o momento imediatamente após sua captura. Ele estava ferido, mas conseguia ficar em pé e parecia resistir.
O primeiro-ministro do CNT, Mahmoud Jibril, foi a público já durante esta madrugada para confirmar que Kadafi realmente estava vivo e ferido quando foi capturado.
Mas, segundo a versão oficial, ele morreu minutos antes de chegar a um hospital, ao ser baleado na cabeça em meio a um tiroteio entre kadafistas e opositores. O legista que examinou o corpo de Kadafi afirmou nesta sexta à rede de televisão Al Arabiya que o ex-líder líbio morreu por um tiro na cabeça. De acordo com o médico, Kadafi estava vivo no momento de sua captura.

Veja também:
Conheça a trajetória de Muamar Kadafi
Obama saúda o fim de um capítulo 'doloroso' na Líbia
Extravagância e mão de ferro marcam os 42 anos de Kadafi no poder


Para a ONU, a explicação oficial não foi satisfatória. "Não está claro como ele morreu. Há necessidade de uma investigação", afirmou Rupert Colville, porta-voz do Alto Comissariado para Direitos Humanos das Nações Unidas.
Para Colville, imagens de vídeos que mostram Kadafi vivo após sua captura e depois, já morto, em meio a uma multidão são, "tomadas juntas, muito perturbadoras". Uma comissão internacional, montada pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU, já está investigando mortes, torturas e outros crimes que teriam acontecido durante a guerra civil na Líbia. O porta-voz disse esperar que o grupo também investigue a morte de Kadafi.
"É um princípio fundamental da lei internacional que pessoas acusadas de crimes sérios possam ser julgadas. Execuções sumárias são estritamente ilegais. É diferente de alguém ser morto em combate", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...