sexta-feira, 7 de outubro de 2011


Dilma pede fim de crise europeia com crescimento;apoia Palestina


(Reuters) _ A presidente Dilma Rousseff defendeu nesta sexta-feira que a Europa saia da atual crise econômica assegurando o crescimento econômico e a retomada do emprego.
Em declaração à imprensa após assinatura de atos durante visita à Turquia, Dilma também falou de política internacional e voltou a defender uma solução de dois Estados para o conflito entre israelenses e palestinos.
"Desejamos à Europa uma saída rápida da crise por meio da busca por maior estabilidade macroeconômica, mas também --e sobretudo-- assegurando a retomada do crescimento, da proteção ao emprego e dos segmentos mais vulneráveis das diferentes populações", disse Dilma, segundo áudio divulgado pela Presidência da República
A presidente exaltou a aproximação recente entre Brasil e Turquia e assinalou que sua visita ao país "reflete uma nova geopolítica do mundo".
Dilma considerou que "poucos assuntos são mais importantes" que a busca por uma solução para o conflito no Oriente Médio entre israelenses e palestinos.
"Sem uma solução para o povo da Palestina, também não haverá uma solução de segurança para o povo de Israel. Essa é uma questão crucial", defendeu.
O Brasil já se declarou favorável à criação de um Estado palestino nas fronteiras anteriores às da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Em seu discurso durante a abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em setembro, Dilma lamentou não poder dar as boas-vindas à Palestina como um Estado reconhecido pela entidade.
A Autoridade Nacional Palestina busca no Conselho de Segurança da ONU o reconhecimento de um Estado palestino, atitude que tem a oposição de Israel e dos Estados Unidos, um dos cinco membros com poder de veto no Conselho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...