quinta-feira, 5 de janeiro de 2012


MG tem 71 cidades em situação de emergência por causa da chuva


Cinco municípios tiveram situação de emergência decretada nesta quinta.
Segundo a Defesa Civil, oito pessoas morreram por causa da chuva em MG.



A cidade de Guaraciaba foi incluida entre as cidades em situação de emergência nesta quinta-feira (5) (Foto: Virgílio Gomes Ferreira Neto Júnior/VC no G1)A cidade de Guaraciaba foi incluida entre as cidades em situação de emergência nesta quinta-feira (5) (Foto: Virgílio Gomes Ferreira Neto Júnior/VC no G1)
A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (5) que 71 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva em Minas Gerais. Cinco novas cidades entraram na lista do órgão, Guaraciaba, Patrocínio do Muriaé e Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata, Moeda, na Região Central, e Senador Modestino Gonçalves, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro.
Ainda segundo a Defesa Civil, uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 123 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.864 pessoas estão desalojadas e outras 436 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 96 casas e 82 pontes foram destruídas.

A Prefeitura de Cataguases, na Zona da Mata, informou nesta quinta-feira (5) que encaminhou à Defesa Civil estadual um pedido para que seja decretado estado de calamidade pública por causa dos prejuízos decorrentes da cheia dos rios Pomba e Meia Pataca. Desde a virada do ano, a cidade enfrenta problemas por causa da chuva. Segundo o prefeito Willian Lobo de Almeida, ao menos 30 mil dos 70 mil habitantes foram afetados de alguma forma. Nesta quinta-feira (5), o Rio Meia Pataca está acima do nível, causando o alagamento de cinco bairros e dois distritos. O abastecimento de água está prejudicado há três dias. O decreto depende de análise da Defesa Civil estadual.
Veja as cidades em situação de emergência em Minas Gerais (Foto: Arte/G1)Mapa atualizado de Minas Gerais com as cidades em situação de emergência, segundo a Defesa Civil (Foto: Arte/G1)
Balanço de mortes
Na tarde desta quarta-feira, o Corpo de Bombeiros retirou dos escombros o corpo do segundo taxista soterrado na rodoviária de Ouro Preto, na Região Central. A primeira vítima foi encontrada e resgatada sem vida nesta terça.

Também nesta quarta-feira (4), a Defesa Civil confirmou uma morte em Guidoval, na Zona da Mata. Nesta terça (3), outra morte na mesma cidade havia sido confirmada.

Na segunda-feira (2), uma mulher morreu soterrada dentro de casa, após um deslizamento de terra em Visconde do Rio Branco, na mesma região. Na madrugada de segunda, um homem morreu no desabamento de um prédio em Belo Horizonte.

No dia 28 de outubro, um motoqueiro morreu ao ser atingido por um eucalipto em Reduto, na Região da Zona da Mata. Em Governador Valadares, na Região do Vale do Rio doce, uma mulher foi arrastada pela correnteza no dia 19 de novembro.

As mortes registradas pela Defesa Civil são desde o começo do período de chuva em Minas Gerias, em outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...